terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Proibição Queima da Palha da Cana

A Associação Verde é Vida comemora a interrupção da queima da palha da cana na região de jaú, por defender a questão de saúde publica e questões ambientais:

Juiz federal de Jaú, interior de São Paulo, suspendeu as autorizações dadas pelo governo estadual que permitiam a queima controlada da palha de cana-de-açúcar na região. Para o magistrado, cabe ao Ibama emitir licenças para a queima, e não a autoridade estadual.

A partir de agora, para fazer a queima será necessário obter autorização do Ibama, mediante estudo de impacto ambiental. A decisão foi tomada no ultimo dia 18 de fevereiro. Em sua sentença, o juiz federal substituto Gilberto Mendes Sobrinho, da 1ª Vara Federal de Jaú, avalia que "não há como negar, diante de tamanhos efeitos, que a queima da palha da cana-de-açúcar nesta região do Estado de São Paulo provoca significativa degradação ao meio ambiente"

Diante disso, o magistrado suspendeu as licenças já expedidas pelo Estado e proibiu a emissão de novas concessões. Caso os órgãos responsáveis pela emissão de licenças descumpra a decisão, foi fixada uma multa de R$100 mil.

Além de Jaú, também são afetados pela decisão os municípios de Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Brotas, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Mineiros do Tietê, Santa Maria da Serra e Torrinha.

Verde é Vida participa da conferencia macro região em Bauru

Associação Verde é Vida, participa da Conferência Macro-Regional de Meio Ambiente, evento que vai reunir municípios das duas bacias hidrográficas: Tietê-Jacaré e Tietê-Batalha.

O evento será realizado, nesta sexta-feira, dia 29, no Teatro Municipal de Bauru, a partir das 9h e terá apresentação, discussão e aprovação das propostas ambientais para a região, a partir do texto-base, e também serão eleitos os delegados para a Conferência Estadual, que acontece de 14 a 16 de março em Piracicaba.

O Secretário Estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, estará em Bauru na sexta-feira para inaugurar as novas instalações da Agencia Ambiental Unificada, que passa a integrar os trabalhos da Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) e do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais) e deve também participar da Conferência.