quarta-feira, 11 de março de 2009

Meio ambiente vai contratar 2 mil servidores


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou, na última semana, que pretende contratar 2 mil novos funcionários para seu quadro de servidores. Segundo informações do Ministério, o objetivo das contratações é “fechar o cerco ao desmatamento na Amazônia”.

As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de fiscal ambiental e policial federal – 1 mil para cada. Os servidores irão atuar exclusivamente na região amazônica, no combate aos crimes ambientais. Ainda segundo o órgão, dos contratados para a área ambiental, 450 irão trabalhar no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e 550 serão lotados no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O Ministério já recebeu autorização para começar a trabalhar nos editais, que devem ser publicados em breve. O ministro afirma que as vagas não serão criadas, e sim remanejadas. “Haverá um remanejamento das vagas já existentes, concentradas nesse esforço”, disse Minc.

Além dos servidores, o Ministério adotará outras medidas para o combate de crimes ambientais, como a utilização de aeronaves que fiscalizarão as áreas indicadas pelos satélites e convocação da Força Nacional, caso haja necessidade.

Anteriores

Recentemente, o Ibama realizou concurso para preencher vagas efetivas de analista ambiental. O edital, lançado em novembro do ano passado, oferecia 225 vagas para candidatos com nível superior em qualquer área. O salário inicial era de R$ 4.115,37.

As provas constaram de questões de múltipla escolha nas disciplinas de Português e Informática, conhecimentos gerais e específicos.






Fonte: Portal REMADE / Gazeta.