quarta-feira, 2 de julho de 2008

Mais um estudo diz que Brasil é líder em desmatamento no mundo


Thais Iervolino

São Paulo, SP - Estudo americano, intitulado de Desmatamento em Florestas Tropicais 2000-2005 e publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), mostra que, nos últimos cinco anos, o país foi o campeão de área absoluta desmatada e de velocidade de devastação. Mato Grosso é, novamente, o estado brasileiro líder em desmate.

O levantamento, liderado por Mathew Hansen, da Universidade do Estado de Dakota do Sul, revela uma área desmatada de 272 mil km², mais do que os territórios dos Estados de São Paulo e Sergipe juntos. O Brasil corresponde a 47,8% de toda a devastação de florestas tropicais do mundo, com taxa anual de desmatamento no Brasil foi de 26 mil km².

Mesmo não trazendo resultados novos, o trabalho é um dos primeiros a estipular a área desmatada em florestas tropicais no mundo todo. "Muitos países não têm sistemas como o do Brasil, então a abordagem pode ser útil na capacitação para monitorar florestas", disse ao jornal Folha de S. Paulo Ruth DeFries, da Universidade de Maryland, co-autora do estudo.