domingo, 16 de março de 2008

Mutirão Azul 2008 " Agua na Medida Certa

Agua é Vida e Vida não se Desperdiça

A Radio comunitária Verde é Vida, paticipa do Mutirão Azul 2008, " Agua na Medida Certa " Idealizado pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente de SP
Estaremos executando a cada 15 minutos spots com dicas de conscientização do consumo racional da agua, todos os dias estaremos fazendo educação ambiental com a comunidade através de entrevistas de como a comunidade preserva a agua e da importancia e ter o uso racional da agua, estaremos tambem passando nas escolas o video Terra o Planeta das Aguas produzido pela Ong Mãe Natureza Rede BBC

Participe deste mutirão. Você também precisa de água.

Dos 1,3 bilhão de km3 de água existente no mundo apenas 2,7% são doce, e desse total somente 0,01% se encontra nos rios. O Brasil, que mereceu um farto quinhão na repartição desse recurso da natureza, possui 13,7% da água doce do planeta. Mas, um problema, 80% dessas águas encontram-se na Amazônia. São Paulo ficou com apenas 1,6% para tocar a locomotiva da nação, que responde por 35% do PIB e 22% da população nacionais.

O cenário se torna um pouco mais cinza se fecharmos o foco sobre a Região Metropolitana de São Paulo, que concentra 50% do PIB e da população estaduais. Aqui, a carência de água já é uma realidade. Quase a metade dos 70 m3 por segundo de água consumida é bombeada do Rio Juqueri, levando a ameaça de colapso também para as cidades da bacia do Piracicaba-Capivari-Jundiaí. A situação, em menor grau, se repete no Vale do Paraíba e na Baixada Santista.
É por isso que a Secretaria do Meio Ambiente do Estado vai realizar o “Projeto Mutirão Azul – Água na medida certa!”, no dia 19 de março próximo, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, com atividades de educação ambiental para jovens e crianças. O programa prevê, ainda, uma exposição de fotografias mostrando aspectos positivos e negativos no uso da água em todo o Estado, que permanecerá aberta até o dia 6 de abril.

O evento inicia uma ampla programação de atividades simultâneas em todo o Estado, ao longo da semana de 22 de março próximo, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, envolvendo prefeituras, órgãos públicos, escolas, associações, ONGs e empresas, para conscientizar e mobilizar a população para o uso racional desse recurso da natureza.

Trata-se de um grande mutirão, com oficinas de educação ambiental, palestras, exposições, apresentações teatrais e outras atrações, para incutir o conceito de sustentabilidade nos consumidores, tanto residenciais como industriais ou agrícolas. O objetivo é alterar os hábitos perdulários como o uso de mangueira para lavar calçadas, o que significa consumir mais de 250 litros de água em quinze minutos. Ou sensibilizar os empresários para refletirem sobre alternativas sustentáveis como o reúso da água.

Os participantes serão induzidos a refletir sobre as responsabilidades individuais e coletivas na poluição de rios e lagos, a utilização racional da água e a necessidade de preservação de matas ciliares, tratamento de esgotos, assoreamento dos corpos d’água e outras questões, para garantir a qualidade das águas.