quinta-feira, 31 de julho de 2008

Itapuiense Sandra Maria Artioli é Premiada no Salão de Belas Artes de Piracicaba

FELIPE RODRIGUES
Da Gazeta de Piracicaba
felipe.rodrigues@gazetadepiracicaba.com.br

A Pinacoteca Municipal "Miguel Dutra" recebe a partir desta sexta-feira a 56ª edição do Salão de Belas Artes. São 72 trabalhos selecionados para exposição (de um total de 679 obras de 13 estados diferentes do país). A abertura acontece às 20 horas de amanhã, com as tradicionais cerimônias de premiação, performance e homenagens especiais. A visitação ao salão é gratuita e segue até o próximo dia 31 de agosto, com a previsão de trazer cerca de três mil pessoas para apreciar os trabalhos artísticos.

A principal novidade para este ano fica por conta da inauguração da mostra 'Arte com Inclusão', na sala de oficinas da Pinacoteca, um programa educativo em braille com 10 obras do acervo artístico municipal. Pelo projeto, as obras podem ser 'lidas' pelos deficientes visuais, que tocam saliências que imitam o desenho original dos artistas. "Este é um trabalho inédito e que dá continuidade à política de inclusão dos portadores de deficiência, que representam parte importante da população", destaca a diretora Darcy Libardi. Assim como o salão, a mostra permanece até o próximo dia 31.

De acordo com o secretário de Cultura Omir Lourenço, medidas como esta ressaltam o papel democrático que o salão possui. Entidades que trabalham com deficientes visuais já ligaram para agendar visita ao local. "Vamos renovar o contrato com os dois clubes Lions que estão nos ajudando a fazer este trabalho. Pretendemos continuar com esta iniciativa e trazer para o braille com mais obras", explica. Outro destaque para 2008 fica por conta da nova iluminação, com a inauguração de um novo sistema com cerca de 100 novas lâmpadas. "Isso foi feito para dar melhores condições estruturais às exposições".

PROGRAMAÇÃO. Durante a abertura do Salão acontece a performance "Absorvendo e Transpirando Arte" e uma homenagem especial aos "100 anos Archimedes Dutra" com painel biográfico contendo obra adquirida no 23º Salão de Belas Artes, em 1975.

Entre os dias 2 de agosto e 1º de setembro está previsto o Programa de Ações Educativas, que consiste na monitoria para escolas, grupos especiais e ONGs.

A abertura da mostra "Lugares e Olhares" dos artistas da comissão organizadora será no dia 2, às 10 horas, no Centro Cultural "Martha Watts", sala multimídia. A exposição estará aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas. No dia 15, às 20 horas, na Galeria Colombo, do Clube Cristóvão Colombo, acontece a abertura da mostra "Alguns Lugares", do artista Carlos Eduardo Zornoff. No dia 18, às 14 horas no auditório da Pinacoteca acontece bate papo com o artista Eduardo Borges de Araújo.

PREMIAÇÕES. Os prêmios especiais do júri ficaram com Carlos Eduardo Zornoff (Pirassununga); e Rocco Antonio Caputo (Piracicaba) pelo conjunto da obra. A medalha de ouro foi para Ronaldo Boner Júnior (Araraquara); a prata para Eliana Zancaner Castilho'; e o bronze para Alfredo Francisco Santos (São Paulo). O Prêmio Aquisitivo Prefeitura de Piracicaba foi para Antonio Carlos de Almeida; Dirceu Américo do Santo; e Paulo Antonio Tosta (Jaboticabal). O Prêmio Aquisitivo Câmara Municipal foi para Maria Cecília Neves e Sandra Maria Artioli (Itapuí). A medalha 'Eugênio Luiz Losso', do Jornal de Piracicaba, foi para Luiz Gobeth (Piracicaba).

Homenagem ao artista

No ano do centenário do nascimento do pintor Archimedes Dutra, a Comissão Organizadora do 56º Salão de Belas Artes e a diretoria da Pinacoteca Municipal 'Miguel Dutra' homenageiam essa personalidade importante para a história de Piracicaba, com painel biográfico e obras que ficarão expostos até o próximo dia 31.

Formou-se professor pela Escola Normal Oficial de Piracicaba, atual Sud Menucci, em 1927. Doutorou-se pela Esalq, com a tese 'A Contribuição de Piracicaba para Arte Nacional' e recebeu em 1939 o prêmio Aperfeiçoamento Artístico, instituído pelo Governo do Estado.

Recebeu todas as medalhas e prêmios no Salão Paulista de Belas Artes e do Salão Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, inclusive a Grande Medalha de Ouro, com obras que compõem o acervo do Museu Nacional de Belas Artes.

A REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental convida para o VIII ENCONTRO VERDE DAS AMÉRICAS



Brasília GREENMEETING 2008

Precisamos assumir a nossa responsabilidade com o desenvolvimento sustentável e com o equilíbrio ambiental e climático do planeta.

NESTE SENTIDO a capital federal de Brasília sediará nos dias 09, 10 e 11 de setembro de 2008, o VIII Encontro Verde das Américas, o "Greenmeeting", "Conferência das Américas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável". Um importante Fórum que visa propor soluções sustentáveis para as principais questões sócio-ambientais locais e globais.

Temas como: Aquecimento Global, Águas Subterrâneas, Energia Renovável, entre outros, serão discutidos neste Fórum. Chamando a atenção para a importância da proteção da atmosfera terrestre, fundamental ao equilíbrio de uma série de fenômenos que se processam em sua superfície e vital á perpetuação da vida no planeta.

O evento reunirá as principais lideranças nacionais e internacionais sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tanto governamentais, quanto não governamentais.

Local: Museu Nacional da República, Esplanada dos Ministérios, Brasília DF – Brasil.

Participação Gratuita, desde que previamente credenciados, no Link: Credenciamento do site: www.greenmeeting.org

Os participantes mediante freqüência receberão certificado de participação.