quinta-feira, 17 de julho de 2008

Reciclagem brasileira está bem posicionada no Ranking Mundial



Desde 2004, o Cempre Informa realiza uma pesquisa internacional sobre reciclagem que visa acompanhar os movimentos de mercado e posicionar o Brasil em relação ao mundo. Os números do levantamento deste ano indicam que o país é praticamente líder absoluto na reciclagem de alumínio e PET, ocupa uma boa posição na reciclagem de embalagens de aço e de plásticos e também tem números atrativos em papel/papelão e vidro. Acompanhe os resultados nos diferentes setores.

Em 2006 foram geradas no Brasil 51.100.000 toneladas de resíduos sólidos urbanos, sendo que cerca de 18% da fração seca do lixo urbano (metais, papéis, plásticos e vidros) foram r e c i c l a d a s . Nesse montante, as participações de alumínio, papel/papelão e vidro aumentaram, enquanto aço e PET diminuíram.

Um dos focos de trabalho para ampliar a reciclagem nas nações européias tem sido a educação ambiental em eventos promovidos em conjunto com a indústria, autoridades locais, organizações de defesa do meio ambiente, ongs e organismos responsáveis pela reciclagem e recuperação dos materiais. Atualmente, mais de 270 milhões de europeus têm acesso a programas de coleta seletiva. Na Suécia, por exemplo, 81% das pessoas separam seus resíduos domésticos. Na Espanha, esseíndice é de 73%. Pesquisa recente do "Pro Europe" aponta que 60% das pessoas acreditam que a separação e a reciclagem são importantes para preservar o meio ambiente.

Destino dos resíduos sólidos urbanos (kg per capita/ano)


Fontes: *Cempre (2006)/**Eurostat (2006)

Geração de resíduos urbanos per capita (kg/hab/ano)


Fontes: *Cempre (2006) e **Eurostat (2006)

O Brasil está próximo dos campeões europeus. Em 2006, na Europa, a reciclagem apresentou um crescimento de 5% sobre 2005, ficando em 66%. No período, foram recicladas mais de 2,5 milhões de toneladas de latas de aço para comida e bebida, entre outros tipos de embalagens. As melhores performances ficaram com a Bélgica e a Alemanha, 93% e 89% respectivamente. Esse crescimento se explica pela facilidade de separação do aço (devido a suas propriedades magnéticas), seu enquadramento em vários sistemas de reciclagem e o aumento da demanda por esse material.

Reciclagem de embalagens de aço


Fontes: *Cempre (2006),
**APEAL – the Association of European
Producers of Steel (2006) e
***U.S. Environmental Protection Agency - EPA (2006)

O Brasil fica muito acima da média mundial que é de 29%. Pelo sexto ano consecutivo, o país lidera a reciclagem de latas de alumínio para bebidas, tanto frente a países em que a atividade não é obrigatória por lei - como no Japão que, em 2006, reciclou 90,9% de latas - quanto entre aqueles cuja legislação sobre reciclagem de materiais é bastante rígida como Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suíça que, em 2005, apresentaram um índice médio de 88%. Ainda de acordo com a Abal e a Abralatas, mesmo inferior ao índice registrado em 2005 (96,2%), o volume coletado em 2006 foi 9% maior que o do ano anterior, acompanhando as vendas de latas que cresceram 11,2% no mesmo período.

Reciclagem de alumínio (somente latas)


Fontes: * Abal e Abralatas (2006)

Quanto à reciclagem mecânica, o país fica bem posicionado, perdendo apenas para Alemanha, Bélgica, Suíça e Suécia. Em PET reciclado, o Brasil também ocupa um bom lugar no levantamento. Dados da Abipet mostram que o uso têxtil desse material vem caindo nos Estados Unidos em função das exportações para a Ásia. Os volumes europeus continuam crescendo, com a taxa média dessas nações em 38,6% e vê-se movimento contrário ao que se passa em território norte-americano.



Reciclagem de PET


Fonte: Associação Brasileira da Indústria
do Pet - Abipet (2006)

Reciclagem de Plásticos


Fontes: Plastics Europe e Instituto Sócio-ambiental
dos Plásticos - Plastivida (2006)

A Bracelpa divulgou que, em 2006, o Brasil saiu-se bem no ranking de países recuperadores de papéis recicláveis, com índice de 45,4%. Para tanto, foram consumidas 3,5 milhões de toneladas oriundas de empresas recicladoras. Segundo a Confederation of European Paper Industries (Cepi), a Europa coletou 54,3 milhões toneladas de papéis recicláveis em 2005 e consumiu 47,3 milhões de toneladas. Desse volume, as maiores destinações foram para o setor de embalagem (30 milhões de toneladas) e o de imprensa (acima de 9 milhões de toneladas). Em termos de exportação, a marca atingida foi de aproximadamente 7,4 milhões. Já a Ásia consumiu 78,3 milhões de toneladas de papel reciclável, sendo que a China concentrou o maior volume (28 milhões de toneladas).

Reciclagem de papel/papelão


Fonte: Associação Brasileira
de Papel e Celulose

Consumo per capita de papel
(kb/hab/ano)


Fontes: * Associação Brasileira de Papel e
Celulose - Bracelpa (2006) - Bracelpa (2006)

Em 2006, 46% das embalagens de vidro foram recicladas no Brasil, o que significa 390 mil toneladas. Desse total, 40% veio da indústria de envase, 40% do mercado difuso, 10% do canal frio (bares, restaurantes, hotéis etc.) e 10% do refugo da indústria. O país ficou acima do índice norteamericano, de 40%, correspondendo a 2,5 milhões de toneladas. Nos Estados Unidos, esse é o segundo material em massa mais reciclado, perdendo apenas para os jornais.



Reciclagem de vidro


Fontes: *Cempre (2006) e
**Pro Europe (2006)







Fonte: Cempre Informa.