segunda-feira, 2 de março de 2009

Nova ferramenta vai ajudar a explicar as grandes ameaças ao meio ambiente



No dia 17 de fevereiro, em Nova York, aconteceu o lançamento do consórcio mundial do qual a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é líder na América Latina. Esse grupo de instituições de pesquisa e universidades visa identificar as propriedades do solo em todos os continentes do planeta. Alguns dos itens que serão mapeados são: o risco de erosão, nível de estoque de carbono orgânico (que combate o efeito estufa), disponibilidade de nutrientes. As primeiras regiões beneficiadas serão África e Ásia, o problema da fome é mais grave.



O projeto, cuja primeira etapa vai durar cinco anos, terá como principal patrocinador a fundação do ex-presidente da Microsoft, a The Bill & Melinda Gates Foundation. Ao final desse período, será lançado um banco de dados na internet, acessível a qualquer usuário, que facilitará a tomada de decisões governamentais. A pesquisadora Maria de Lourdes Mendonça, da Embrapa Solos (Rio de Janeiro - RJ) é a representante da Embrapa neste projeto.

A demanda surgiu a partir do 2nd Global Workshop on Digital Soil Mapping, realizado pela Embrapa Solos, no Rio de Janeiro, em 2006. Na ocasião, 80 cientistas de 17 países se reuniram para apresentar e discutir as inovações tecnológicas aplicadas à ciência do solo. No entanto, a iniciativa de se montar um consórcio só tomou corpo meses depois, durante uma reunião de cientistas de vários países na Columbia University, Nova York, no final de 2006.

Na época, foram discutidas a metodologia a ser adotada, a composição e o estabelecimento do consórcio global, além da preparação das bases para a elaboração de uma primeira proposta para arrecadar fundos para a realização desse ambicioso projeto. "Representantes da fundação Bill e Melinda Gates participaram desta reunião e demonstraram grande interesse pelo projeto", afirma a Maria de Lourdes Mendonça, que também participa do Comitê Executivo Internacional para Mapeamento Digital de Solos.

O consórcio é formado por um Comitê Gestor contratado e mais cinco grupos, um em cada parte do globo: América do Norte, América do Sul (sob a responsabilidade do International Center of Tropical Agriculture - Ciat - e Embrapa), Ásia/Oceania, Europa e África. "A nossa participação é uma vitória para a Embrapa pela sua inclusão no Consórcio Global como co-responsável, juntamente com o Ciat, pela recuperação e organização dos dados para o mapeamento das propriedades e funções dos solos da América Latina", comemora Maria de Lourdes Mendonça.

A página do consórcio na internet pode ser visitada em www.globalsoilmap.net.

DONTE

Embrapa Solos
Carlos Dias - Jornalista
Telefone: (21) 2179-4578
carlos@cnps.embrapa.br