segunda-feira, 7 de abril de 2008

Plano de Ação para combater queimadas será lançado

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciou há um mês a discussão sobre o Plano de Ação 2008, que prevê o combate a queimadas.

Os itens e estratégias contidas no plano vêm sendo discutidos com servidores da Secretaria de Meio Ambiente do Estado e a previsão é de que o documento esteja pronto para ser lançado no dia 21 de abril.

Segundo o superintendente substituto do Ibama, Sebastião Silva, os órgãos ambientais têm tido bastante preocupação com relação a desmatamentos e queimadas no Estado do Acre, já que os infratores sequer estão esperando a época de estiagem.

"Em janeiro, em plena época de chuva, foram detectados desmatamentos em Boca do Acre, em Lábrea e em alguns pontos da região do Vale do Juruá. Nós sabemos que o período típico de os infratores entrarem em ação é a partir de agosto até novembro. Mas eles tentam driblar a fiscalização desmatando em outras épocas", disse o superintendente.

Silva reforçou que desde 2005, quando o Acre enfrentou grandes incêndios florestais, os planos de ações vêm sendo elaborados mais cedo para evitar reincidências.

Ele disse ainda que muitos pontos do plano ainda faltam ser acertados e por isso seria precipitado divulgar alguma informação sobre o documento. Entretanto, ele afirma que não existirá locais prioritários para a execução de ações por parte do Ibama e da Secretaria de Meio Ambiente. Todos deverão ser atendidos de forma intensificada.

"O Estado inteiro é considerado prioritário. Então, estaremos com a ação de combate a queimadas intensificada a partir da última semana de abril", reforçou.

De acordo com os relatórios feitos pela instituição, os municípios de Rio Branco, Acrelândia e Plácido de Castro são os que apresentaram maiores problemas com desmatamentos e queimadas no ano passado.





Fonte: Portal do Meio Ambiente / Portal REMADE / Página 20.

Nenhum comentário: