terça-feira, 19 de agosto de 2008
RÁDIO É INSTRUMENTO DE CAMPANHA CONTRA A CORRUPÇÃO
Diga não à corrupção
Você tem idéia de como o prefeito gasta o dinheiro de sua cidade? Você sabia que a Constituição obriga o prefeito a mostrar tudo o que ele faz com o dinheiro público? E que a Câmara de Vereadores tem o dever de fiscalizar o comportamento do prefeito? Descubra se isso está acontecendo na sua cidade. Acompanhe as sessões da Câmara da sua cidade.
Não deixe que a corrupção faça parte da sua vida.
Diga não à corrupção
Sabe aquele sujeito que você conhece, que quebra qualquer galho, resolve qualquer problema e está sempre rindo? Não há questão com órgão público que ele não resolva. Ou pelo menos é o que ele diz. Você não acha que há algo de errado nisso? O que é quebrar o galho? Não é furar a fila, descumprir uma obrigação? Levar vantagem sobre os outros? Sobre você? Não ache graça, porque aquele sujeito está rindo é de você.
Não deixe que a corrupção faça parte da sua vida.
Diga não à corrupção
Você, aí no trânsito, está para ser multado? Veja lá! Não pague propina ao guarda. Olhe para aquele buraco na rua. Você sabia que a Prefeitura não tem dinheiro para tapar os buracos da cidade? As multas de trânsito levantam dinheiro para isso. Mas cada vez que alguém suborna um guarda de trânsito, algum buraco deixa de ser tapado. A propina é como um buraco. Quanto mais gente paga propina, mais fundo fica o buraco. Não pague propina ao guarda.
Não deixe que a corrupção faça parte da sua vida.
No Brasil, o rádio é o meio de comunicação de massa com maior presença junto à população. As cerca de 3.500 emissoras (AM, FM e ondas curtas) atualmente em operação no país chegam a 98% da audiência, que ouve rádio durante 13 das 24 horas do dia. Entre 5h da manhã e 18 horas o rádio é a mídia de maior alcance, com índices mais altos no período entre 9h da manhã e 13 horas. Mesmo com todo esse poder de alcance, o rádio ainda é pouco utilizado para campanhas públicas, como de prevenção e de informação geral.
Foi com base nessas características e potencialidades do meio que a Transparência Brasil, organização não governamental com sede em São Paulo, criou e desenvolveu com o apoio da Rádio Eldorado de São Paulo uma campanha inédita, cujo título é Diga não à Corrupção. No ar desde julho de 2002, as mensagens incluem 14 spots, transmitidos quatro vezes ao dia, duas delas veiculadas em horários de picos de audiência. Até agora, além da Eldorado, nove emissoras AM e FM aderiram à campanha - três do interior de São Paulo, três de Minas Gerais, duas de Alagoas e outra de Rondônia.
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A Transparência Brasil - associada à Transparência Internacional, com sede em Berlim - está incentivando os próprios cidadãos que tomam conhecimento da iniciativa via internet a informarem as emissoras das suas cidades e tentar convencer os dirigentes ou programadores das rádios de que a campanha é por uma boa causa. No site da entidade estão disponíveis 14 textos (ver quadro com alguns spots selecionados na p. 7). Para serem usados, basta entrar em contato com a Transparência Brasil no endereço eletrônico tbrasil@transparencia.org.br e informar a emissora que estará veiculando os textos.
A proposta da campanha é sensibilizar o ouvinte para os males que a corrupção causa, chamando a atenção para circunstâncias que cada um pode vivenciar no cotidiano e, assim, "estimulá-lo a evitar a sua prática". São situações que podem acontecer quando, ao receber uma multa de trânsito, por exemplo, o cidadão sugere o pagamento de uma propina ao guarda ao invés de pagar a multa, cuja arrecadação é utilizada pela Prefeitura em obras que beneficiam a cidade, o coletivo da população. Ou, então, quem não conhece aquele sujeito que quebra qualquer galho, para quem não há questão com órgão público que ele não resolva? Ao defender que existe algo de muito errado nesses casos, a campanha procura estimular o cidadão a evitar tais tipos de prática.
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