segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Área desmatada da Amazônia dobra em agosto
A área desmatada da Amazônia mais que dobrou em agosto na comparação com o mês anterior, somando 756 km², área maior que o território de Cingapura, por exemplo, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
No acumulado de 2008, a área de floresta perdida soma 5.681 km², de acordo com o instituto. Cingapura, cidade-estado que recebeu a Fórmula 1 no fim de semana, tem área total de 641 km².
Em agosto, o Pará foi mais uma vez o Estado com maior índice de desmatamento da Amazônia, destruindo 435,3 km² de floresta, seguido pelo Mato Grosso, com 229,2 km² devastados.
O Inpe informou que 74% da Amazônia pôde ser vista por satélite, porém o Estado do Amapá ficou praticamente todo encoberto por nuvens (99%), e em Roraima 77% do território não pode ser visto.
Quando comparado à área desmatada registrada em agosto de 2007, o aumento da destruição da floresta foi de 230 km². Nos 12 meses de agosto de 2007 até o mês passado, a Amazônia perdeu 8.673 km², informou o Inpe. Só em abril de 2008, 1.124 km² de floresta foram desmatados.
Recentemente, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, comemorou a queda do desmatamento em julho, quando o desmate atingiu 324 km². Na época, o ministro atribuiu a queda ao aumento da fiscalização e a acordos fechados entre o ministério e setores do agronegócio.
Na semana passada Minc anunciou que vai divulgar os nomes dos 100 maiores devastadores da floresta. Ele deve comentar os dados sobre o desmatamento nesta tarde.
sábado, 6 de setembro de 2008
iG e Canal Azul lançam portal de vídeos ambientais
Material foi produzido em parceria com os maiores documentaristas do Brasil
São Paulo – O iG e a produtora Canal Azul lançam nesta quarta-feira, 3 de setembro, o primeiro portal brasileiro especializado em vídeos e fotos de meio ambiente. O Canal Azul TV (www.canalazultv.ig.com.br) entra no ar com mais de 250 vídeos e centenas de imagens dos principais ecossistemas do Brasil e do mundo.
O Canal Azul TV é resultado dos 15 anos de realização de documentários da produtora Canal Azul e da disponibilização do acervo de colaboradores de peso, casos dos cinegrafistas Haroldo Palo Júnior e Lawrence Wahba, que têm em seus currículos trabalhos para redes de televisão como BBC, Discovery Channel e National Geographic, além de jornais e revistas do Brasil e de outros países.
As imagens foram captadas em oceanos, na Mata Atlântica, no Pantanal, no Cerrado e em outros importantes biomas de todo o planeta. Os visitantes terão acesso a documentários e séries sobre animais, plantas, ecoturismo, atividades esportivas na natureza e projetos de conservação ambiental. Para as crianças, o portal apresenta uma seção educativa, com fotografias e textos explicativos sobre os ambientes e as criaturas encontradas em cada um.
De acordo com Caíque Severo, diretor de conteúdo do iG, o Canal Azul TV terá espaço de destaque na programação do portal. “É um material relevante, de altíssimo nível técnico e que agrada a diversos públicos, de crianças a adultos. E o nosso internauta pode interagir com o conteúdo apresentado, deixando comentários e sugestões e avaliando os vídeos favoritos”, explica.
Aos 250 vídeos disponíveis na estréia do Canal Azul TV serão acrescidos mais 600 nas próximas semanas. O conteúdo da página será atualizado diariamente, com novos vídeos, fotos e textos descritivos. “A idéia é trazer para o público os maiores profissionais de audiovisual que trabalham com meio ambiente, dando visibilidade às suas imagens, dicas e histórias fascinantes. É uma ferramenta valiosa para aprender com as experiências de quem conhece a natureza de perto. Com esse conteúdo, o Canal Azul TV é o maior portal de imagens de ecologia do Brasil”, comenta Ricardo Aidar, diretor da produtora Canal Azul.
Sobre o iG
O iG, líder absoluto no acesso residencial à internet no Brasil, integra o Internet Group, operação de internet da Brasil Telecom que abrange ainda o iBest e o BrTurbo. Juntos, os três portais somam cerca de 1,3 milhão de assinantes de banda larga e cerca de 4 milhões de clientes de acesso discado. Ao todo, são mais de 8 milhões de contas de e-mails. Suas páginas recebem mais de 20 milhões de visitantes únicos/mês. Desses, 11,2 milhões são visitantes residenciais e os restantes se dividem entre acessos do trabalho, das escolas e universidades e locais públicos.
Sobre o Canal Azul
O Canal Azul é uma produtora de conteúdo audiovisual especializada no segmento de história natural, expedições, aventura e ciências, com mais de uma década de realizações de documentários e séries inovadoras, muitas premiadas internacionalmente. São mais de 100 documentários realizados em todos os continentes, veiculados em 165 países e em 35 línguas, em parceria com os maiores grupos de comunicação do Brasil e do mundo, como Discovery Channel, ZDF, Globosat, National Geographic, Record, Cultura e Twentieth Century Fox. Para ampliar o potencial de produção, o Canal Azul firmou em 2007 uma joint-venture com a Bossa Nova FIlms, uma das maiores produtoras de audiovisual do Brasil, especializada em publicidade, entretenimento e brand content.
Informações para a imprensa
Máquina Comunicação Corporativa Integrada
Rodrigo Barneschi – rodrigo.barneschi@maquina.inf.br – (11) 3147.7490
Fabio Schivartche – fabio.xivas@maquina.inf.br – (11) 3147.7381
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Votação das contas de Saggioro é adiada por mais uma sessão
Davi Venturino
Itapuí - A votação no Legislativo, das contas de 2005 da Prefeitura de Itapuí (46 quilômetros de Bauru), cujo Tribunal de Contas do Estado (TCE) deu parecer prévio contrário, vai ficar para a semana que vem. Em nova estratégia para adiar a votação por mais uma semana, um dos vereadores da bancada da situação pediu vistas de cinco dias ao processo que, se aprovado pela Câmara, poderá tornar o prefeito Gilberto Saggioro (PPS) inelegível.
Segundo o presidente da Câmara, Valdir Maia (PDS), o pedido de vistas ao processo foi feito pelo vereador José Antônio Damico Sotto (PT). Confirme o JC divulgou na edição de ontem, ele e mais os vereadores Sebastião da Silva Fonseca Júnior (PV), Antônio Guarnieri Sobrinho (PV), Gilson Sebastião (PPS) e Airton Aparecido Grimaldi (DEM) deixaram de participar das sessões ordinárias dos dias 7 e 21 de julho e dos dias 4 e 18 de agosto por entenderem que não tiveram acesso ao conteúdo do parecer do TCE e nem sobre a defesa apresentada pelo prefeito.
“O vereador Sotto, da bancada do prefeito, pediu vistas aos processos, cinco dias para analisar. Nós entramos em um acordo e antecipamos a sessão para o dia 8, na próxima segunda-feira”, revela Maia. Como as sessões do Legislativo de Itapuí são quinzenais, a próxima só ocorreria no dia 15.
Segundo ele, a sessão da próxima segunda-feira será apenas para votar o parecer do TCE. “Todos eles estão de acordo em votarem só o projeto na próxima segunda-feira, não entra requerimento, não entra nada”, confirma Maia.
No caso de os vereadores concordarem com o parecer do TCE, o prefeito Saggioro pode se tornar inelegível. Por outro lado, caso discordem do tribunal, o prefeito ficaria isento de responsabilidade.
Fonte: Jornal Cidade de BAuru
Assinar:
Postagens (Atom)