quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Palestrantes internacionais discutem energia solar e eólica no segundo dia (19/11) do Congresso Brasileiro de Energia Solar


O II Congresso Brasileiro de Energia Solar e a III Conferência Latino-Americana da Sociedade Internacional de Energia Solar contam com palestras, nesta quarta-feira (dia 19), da presidente da Sociedade Internacional de Energia Solar, Monica Oliphant (Austrália), do membro do Departamento de Energias Renováveis do Ministério da Ciência e Inovação da Espanha, Ignacio Cruz Cruz e do premiado jornalista e ecologista canadense, Paul Mac Kay.

Mônica Oliphant falará sobre "Sistemas fotovoltaicos interligados à rede em áreas urbanas". Para a presidente da ISES, o Brasil deveria dar mais atenção a energia solar. "Eu posso ver que, com tanta fonte hídrica de energia, etanol para combustível e uma fonte eólica muito abundante, é difícil conseguir apoio para a energia solar. Entretanto, o Brasil tem um bom potencial solar e como provavelmente não é prudente confiar muito em uma só fonte de energia – a hídrica – mais esforços deveriam ser colocados no desenvolvimento de opções solares", opina.

O representante do governo espanhol, Ignacio Cruz Cruz, abordará "Aerogeradores de grande e pequeno porte interligados à rede" e "Certificação de aerogeradores de pequeno porte". Para ele, o potencial eólico brasileiro ainda pode ser melhor aproveitado. "As possibilidades de aproveitamento da energia eólica no Brasil são impressionantes, desde o Ceará ao Rio Grande do Sul. As condições específicas dos recursos eólicos em algumas zonas do Brasil, no entanto, fazem com que possa ser necessário o desenvolvimento de uma tecnologia eólica adequada para essas condições. Procurar sanar esse inconveniente pode ser uma forma de o Brasil estimular o desenvolvimento tecnológico próprio, que permita situá-lo no mundo como uma das potências emergentes em desenvolvimento eólico, como já são a Índia e a China", explica.

O jornalista e ecologista canadense Paul Mc Kay, falará sobre "Um novo paradigma do poder 'verde': laptops ecológicos versos os tradicionais". McKay é autor dos livros "Eletric Empire: The inside story of Ontario Hydro", "The Pilgrim and the cowboy" e "The Roman Empire: The Life and Times of Stephen Roman".

Reuniões também marcam a programação desta quarta-feira

Ainda nesta quarta-feira, dia 19, serão realizadas no evento, conjuntamente, a assembléia geral da Associação Brasileira de Energia Solar e a reunião da seção brasileira da Sociedade Internacional de Energia Solar. A idéia é discutir a possibilidade de junção dessas duas associações, eleger futuras diretorias e escolher o local de realização da próxima edição deste evento.

Além desta vasta programação, os participantes podem comparecer às sessões técnicas em que serão apresentados 158 trabalhos científicos, visitar uma mostra tecnológica que contará com a participação de empresas expositoras do Brasil e do resto do mundo, visitar a Casa Eficiente da Eletrosul e os geradores solares fotovoltaicos instalados na UFSC, prestigiar a entrega do Prêmio Eco_Lógicas (um concurso de monografias sobre energias renováveis e eficiência energética), ou assistir a uma Mostra de Cinema e Vídeo Ambiental.

O CBENS & ISES-CLA é promovido pela Associação Brasileira de Energia Solar, Sociedade Internacional de Energia Solar (da sigla em inglês ISES) e a seccional brasileira dessa. Inscrições podem ser feitas, no local durante o evento. Mais informações Site www.cbens-crlises.com.br

Nenhum comentário: