quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Morre Dom Lourenço, natural de Itapui, ex-reitor do Colégio São Bento


RIO - Dom Lourenço de Almeida Prado, reitor emérito do Colégio São Bento, morreu na noite de quarta-feira, devido a complicações no sistema respiratório. O corpo está sendo velado na capela do Mosteiro de São Bento. Dom Lourenço, que ficou 46 anos à frente da reitoria da escola e ia completar 98 anos em maio, foi um dos grandes defensores do ensino apenas para meninos no São Bento.

Quando deixou o cargo, há sete anos, houve grande especulação sobre a possibilidade de o colégio abrir vagas para as meninas. Mas, apesar de o assunto não chegar a ser um tabu na escola, o fato é que, ainda hoje, não houve mudanças no sistema da tradicional instituição.

Mesmo depois de deixar a reitoria, Dom Lourenço continuou participando ativamente das atividades da escola, mas, nos últimos anos, devido a problemas de saúde, passava boa parte do tempo de cama. Ele estava internado na enfermaria que funciona na instituição. Às 16h desta quinta-feira será realizada missa de corpo presente e, em seguida, o corpo será sepultado no claustro do Mosteiro de São Bento, no Centro do Rio.

Nascido em Bica da Pedra (hoje, Itapuí, interior de São Paulo), formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1935), Nelson de Almeida Prado ingressou no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro (1940), adotando o nome religioso de Lourenço, com profissão de votos monásticos em 11 de julho de 1941 e votos sacerdotais em 21 de dezembro de 1946. O nome Lourenço marcaria sua história como monge e, principalmente, como educador de reconhecida relevância na cultura brasileira.

Comungando idéias com o filósofo francês Jacques Maritain, Dom Lourenço deixa uma vasta bibliografia versando sobre o tema principal da Educação da Juventude. O ex-reitor do Colégio São Bento marcou seu nome como uma das figuras de destaque no cenário educacional brasileiro na 2ª metade do século passado.
Fonte: www.oglobo.globo.com

Nenhum comentário: