domingo, 1 de fevereiro de 2009

Supermercado inova com cobrança por sacolinhas


Elas são companheiras fiéis em quase todas as compras. Brancas ou coloridas, as sacolas plásticas fazem parte do dia-a-dia do consumidor. Seu uso tornou-se tão comum que poucos param para pensar para onde elas vão quando são descartadas pelos usuários. A resposta muitas vezes assusta. Como são feitas de material não biodegradável, elas levam séculos para se decompor e podem causar prejuízos ao meio ambiente. Segundo ambientalistas, 90% de todo o plástico produzido no mundo ainda se encontra no meio ambiente e entope tubulações de águas pluviais, agrava enchentes e asfixia o solo.
Pensando numa saída para reduzir o consumo das sacolinhas plásticas, os supermercados vêm investindo em alternativas para os consumidores. Alguns oferecem embalagens confeccionadas com materiais ambientalmente corretos como papel, papelão e plásticos oxi-biodegradáveis, enquanto outros cobram pelas sacolinhas, uma forma de incentivar os consumidores a levarem suas próprias sacolas para transportar as compras.
A medida não agradou a todos os consumidores. Muitos reclamam da cobrança, visto que a doação das sacolinhas é um brinde comum em todo o comércio. Porém, agradável ou não, a iniciativa está se tornando cada vez mais popular.
Em Rio Claro, uma rede de atacado recentemente instalada no município trouxe a novidade para a cidade. A loja cobra R$ 0,12 por sacolinha utilizada pelo consumidor. No entanto, a sacola fornecida é maior e confeccionada com um material mais resistente que as embalagens comuns. Além das sacolas plásticas, o mercado oferece outros dois modelos de sacolas retornáveis, em algodão e nylon, com custo de R$ 3,90 e R$ 7,90, respectivamente.
Como acontece com toda novidade, sempre há resistências iniciais. De acordo com o gerente do atacado, Moisés de Oliveira Leme, alguns clientes reclamam, mas acabam entendendo que essa prática segue uma tendência mundial. "As pessoas reclamam, mas acabam entendendo o conceito", comenta Leme.
Segundo ele, a medida atende o lado social e o comercial, já que reduz os custos e incentiva o consumidor a evitar o uso de sacolas plásticas, ajudando o meio ambiente. A prática é uma norma seguida por todas as 30 lojas da rede. "Alguém tem que começar", declara Leme. "Acredito que num futuro próximo essa será uma tendência mundial", acrescenta.
O gerente explica que quem não quiser comprar as sacolas tem a opção de levar sua própria embalagem ou ainda fazer uso das caixas de papelão disponibilizadas pelo estabelecimento. Ele conta que parte da renda obtida com a venda das sacolinhas é doada para uma entidade filantrópica, no caso a AACD.
Leme salienta que a medida não encontrou muita resistência por parte dos consumidores. A iniciativa da rede em incentivar a redução do consumo das sacolas plásticas rendeu à loja a obtenção de um selo verde fornecido por uma entidade ambiental.
A prática adotada pela loja já está promovendo uma reação em cadeia. Além de educar o consumidor sobre a importância de preservar o meio ambiente, os fornecedores da loja também começam a manifestar o desejo de se engajar nessa luta. O gerente conta que alguns fornecedores já estudam a possibilidade de confeccionar suas embalagens com material biodegradável, um prenúncio claro de que eles estão se moldando ao momento.
A prática adotada pela loja de Rio Claro está sendo repetida pela maioria das grandes redes de supermercado e atacado em todo o País. Há municípios brasileiros em que até mesmo existem leis proibindo o uso de sacolas plásticas nos supermercados. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou projeto de lei (534/2007) do deputado Sebastião Almeida (PT) que obrigava os supermercados a usarem embalagens plásticas oxi-biodegradáveis, mas o projeto foi vetado pelo Executivo.

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