quarta-feira, 8 de abril de 2009

Marina: jovens vão entregar a Lula "carta de compromissos" com o planeta


A senadora Marina Silva (PT-AC) informou ao Plenário que centenas de jovens participarão nesta terça-feira (7) de uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília, sendo recebidos depois pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles entregarão ao presidente uma "carta de compromissos" com o planeta, sem apresentar reivindicações ao governo.

Os jovens são participantes da 3ª Conferência Infanto-Juvenil de Meio Ambiente, que começou no sábado (4) na cidade de Luziânia (GO), distante 40 quilômetros de Brasília. A senadora enalteceu a decisão dos jovens de dizer o que farão pelo meio ambiente e lamentou que, mesmo "tendo poder e ferramentas", poucas pessoas se comprometem com as causas do meio ambiente.

Marina Silva lembrou que a 1ª Conferência Infanto-Juvenil de Meio Ambiente foi idealizada à época em que ocupava o cargo de ministra do Meio Ambiente. O Ministério da Educação passou então a realizar as conferências, com o apoio do Ministério Meio Ambiente. A senadora explicou que o encontro final é precedido de debates e discussões sobre o assunto em escolas de mais de 4 mil municípios. Nesses seis anos, as conferências envolveram cerca de 11 milhões de crianças e jovens.

Em aparte, o senador João Pedro (PT-AM) cumprimentou a senadora por ter recebido o Prêmio Sofia, entregue pela Fundação Sofia, da Noruega, por sua luta em defesa da Floresta Amazônica.

A senadora disse que o prêmio é um reconhecimento aos programas que ela e sua equipe implantaram durante sua gestão no Ministério do Meio Ambiente. Citou, entre os programas, a criação de 24 milhões de hectares de unidades de conservação, o combate ao desmatamento e às queimadas, o incentivo à exploração sustentável da floresta, o Plano Nacional de Recursos Hídricos e a criação do Serviço Florestal Brasileiro. Ela também foi cumprimentada pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP).
Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário: