quinta-feira, 31 de julho de 2008

Itapuiense Sandra Maria Artioli é Premiada no Salão de Belas Artes de Piracicaba

FELIPE RODRIGUES
Da Gazeta de Piracicaba
felipe.rodrigues@gazetadepiracicaba.com.br

A Pinacoteca Municipal "Miguel Dutra" recebe a partir desta sexta-feira a 56ª edição do Salão de Belas Artes. São 72 trabalhos selecionados para exposição (de um total de 679 obras de 13 estados diferentes do país). A abertura acontece às 20 horas de amanhã, com as tradicionais cerimônias de premiação, performance e homenagens especiais. A visitação ao salão é gratuita e segue até o próximo dia 31 de agosto, com a previsão de trazer cerca de três mil pessoas para apreciar os trabalhos artísticos.

A principal novidade para este ano fica por conta da inauguração da mostra 'Arte com Inclusão', na sala de oficinas da Pinacoteca, um programa educativo em braille com 10 obras do acervo artístico municipal. Pelo projeto, as obras podem ser 'lidas' pelos deficientes visuais, que tocam saliências que imitam o desenho original dos artistas. "Este é um trabalho inédito e que dá continuidade à política de inclusão dos portadores de deficiência, que representam parte importante da população", destaca a diretora Darcy Libardi. Assim como o salão, a mostra permanece até o próximo dia 31.

De acordo com o secretário de Cultura Omir Lourenço, medidas como esta ressaltam o papel democrático que o salão possui. Entidades que trabalham com deficientes visuais já ligaram para agendar visita ao local. "Vamos renovar o contrato com os dois clubes Lions que estão nos ajudando a fazer este trabalho. Pretendemos continuar com esta iniciativa e trazer para o braille com mais obras", explica. Outro destaque para 2008 fica por conta da nova iluminação, com a inauguração de um novo sistema com cerca de 100 novas lâmpadas. "Isso foi feito para dar melhores condições estruturais às exposições".

PROGRAMAÇÃO. Durante a abertura do Salão acontece a performance "Absorvendo e Transpirando Arte" e uma homenagem especial aos "100 anos Archimedes Dutra" com painel biográfico contendo obra adquirida no 23º Salão de Belas Artes, em 1975.

Entre os dias 2 de agosto e 1º de setembro está previsto o Programa de Ações Educativas, que consiste na monitoria para escolas, grupos especiais e ONGs.

A abertura da mostra "Lugares e Olhares" dos artistas da comissão organizadora será no dia 2, às 10 horas, no Centro Cultural "Martha Watts", sala multimídia. A exposição estará aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas. No dia 15, às 20 horas, na Galeria Colombo, do Clube Cristóvão Colombo, acontece a abertura da mostra "Alguns Lugares", do artista Carlos Eduardo Zornoff. No dia 18, às 14 horas no auditório da Pinacoteca acontece bate papo com o artista Eduardo Borges de Araújo.

PREMIAÇÕES. Os prêmios especiais do júri ficaram com Carlos Eduardo Zornoff (Pirassununga); e Rocco Antonio Caputo (Piracicaba) pelo conjunto da obra. A medalha de ouro foi para Ronaldo Boner Júnior (Araraquara); a prata para Eliana Zancaner Castilho'; e o bronze para Alfredo Francisco Santos (São Paulo). O Prêmio Aquisitivo Prefeitura de Piracicaba foi para Antonio Carlos de Almeida; Dirceu Américo do Santo; e Paulo Antonio Tosta (Jaboticabal). O Prêmio Aquisitivo Câmara Municipal foi para Maria Cecília Neves e Sandra Maria Artioli (Itapuí). A medalha 'Eugênio Luiz Losso', do Jornal de Piracicaba, foi para Luiz Gobeth (Piracicaba).

Homenagem ao artista

No ano do centenário do nascimento do pintor Archimedes Dutra, a Comissão Organizadora do 56º Salão de Belas Artes e a diretoria da Pinacoteca Municipal 'Miguel Dutra' homenageiam essa personalidade importante para a história de Piracicaba, com painel biográfico e obras que ficarão expostos até o próximo dia 31.

Formou-se professor pela Escola Normal Oficial de Piracicaba, atual Sud Menucci, em 1927. Doutorou-se pela Esalq, com a tese 'A Contribuição de Piracicaba para Arte Nacional' e recebeu em 1939 o prêmio Aperfeiçoamento Artístico, instituído pelo Governo do Estado.

Recebeu todas as medalhas e prêmios no Salão Paulista de Belas Artes e do Salão Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, inclusive a Grande Medalha de Ouro, com obras que compõem o acervo do Museu Nacional de Belas Artes.

A REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental convida para o VIII ENCONTRO VERDE DAS AMÉRICAS



Brasília GREENMEETING 2008

Precisamos assumir a nossa responsabilidade com o desenvolvimento sustentável e com o equilíbrio ambiental e climático do planeta.

NESTE SENTIDO a capital federal de Brasília sediará nos dias 09, 10 e 11 de setembro de 2008, o VIII Encontro Verde das Américas, o "Greenmeeting", "Conferência das Américas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável". Um importante Fórum que visa propor soluções sustentáveis para as principais questões sócio-ambientais locais e globais.

Temas como: Aquecimento Global, Águas Subterrâneas, Energia Renovável, entre outros, serão discutidos neste Fórum. Chamando a atenção para a importância da proteção da atmosfera terrestre, fundamental ao equilíbrio de uma série de fenômenos que se processam em sua superfície e vital á perpetuação da vida no planeta.

O evento reunirá as principais lideranças nacionais e internacionais sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tanto governamentais, quanto não governamentais.

Local: Museu Nacional da República, Esplanada dos Ministérios, Brasília DF – Brasil.

Participação Gratuita, desde que previamente credenciados, no Link: Credenciamento do site: www.greenmeeting.org

Os participantes mediante freqüência receberão certificado de participação.

terça-feira, 29 de julho de 2008

ONU avaliará metas ambientais do Brasil


PNUD prepara estudos sobre o desempenho brasileiro no Objetivo do Milênio ligado a preservação, habitação e acesso a água e saneamento

SARAH FERNANDES

O PNUD deve lançar, no ano que vem, estudos sobre o desempenho do Brasil nas metas ambientais que o país assumiu junto à ONU: preservar o meio ambiente e ampliar o acesso a saneamento básico, água potável e habitação adequada, como prevê o sétimo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (uma série de indicadores socioeconômicos que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015).

As análises serão elaboradas por três consultores a serem contratados pelo PNUD. Eles devem utilizar dados já existentes para verificar os pontos positivos e negativos das ações implantadas para alcançar as metas. A idéia é que os estudos ajudem a direcionar políticas públicas e investimentos ambientais. A seleção dos consultores começa na segunda-feira, um dia após a data final para envio de currículos.

Cada consultor vai ficar responsável por analisar dados referentes a uma das três metas que compõem o Objetivo 7: reverter perda de recursos ambientais, reduzir pela metade o número de pessoas sem acesso a água potável e saneamento básico até 2015 e melhor a qualidade de vida de pelo menos 100 milhões de habitantes de bairros degradados até 2020.

O relatório deve ser lançado no primeiro semestre de 2009 em versão impressa e digital. Ele é resultado de um compromisso assumido entre o PNUD e o Ministério do Planejamento para monitorar os Objetivos do Milênio. A intenção é avaliar o desempenho do Brasil em todas as metas.

“O Objetivo 7 diz respeito a como o país olha para seu espaço físico. Além disso, avalia saneamento, uma área em que o Brasil não tem avançado tanto como saúde e educação, por exemplo”, afirma Aldicir Scariot, técnico do PNUD especialista em meio ambiente. De 2001 a 2006, a proporção de brasileiros sem acesso a água encanada caiu de 14,41% para 10,32%. Em saneamento, a porcentagem de moradores de domicílios sem ligação com rede de esgoto recuou de 61,29% para 53,98%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em relação à preservação do meio ambiente, o país criou 50 novas unidades de conservação federais entre 2003 e 2006, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente agrupados no Relatório de Acompanhamento dos Objetivos do Milênio de 2007. Além disso, o Brasil vem reduzindo o uso de substâncias destruidoras da camada de ozônio. “O consumo de CFC — presentes em geladeiras e aparelhos de ar condicionado — caiu mais de 90% entre 1999 e 2006”, afirma o relatório.

Sobre a habitação, o país reduziu em 19,65% o percentual de pessoas em domicílios subnormais entre 1991 e 2000, segundo o censo do IBGE. Apesar disso o déficit habitacional é de 7,9 milhões de domicílios e afeta principalmente as famílias de abaixa renda, de acordo com o relatório dos Objetivos do Milênio.







Fonte: PNUD Brasil.

Eclipse do Sol será espetáculo nas regiões mais remotas


Totalidade será visível no norte do Canadá, na ponta da Groenlândia, partes da Rússia, China e Mongólia

WASHINGTON - Um eclipse total do Sol vai escurecer os céus de parte da Terra na sexta-feira, 1º de agosto, mas geografia, economia, clima e até os Jogos Olímpicos combinaram-se para fazer com que seja muito difícil, ou muito caro, observá-lo diretamente.

Website do eclipse - Nasa

A ocultação completa do Sol, que ocorre quando parte mais escura da sombra da Lua cai sobre a Terra, só poderá ser vista nos locais mais remotos: o extremo nordeste do Canadá, a ponta da Groenlândia, partes da Rússia, China e Mongólia, incluindo o Deserto de Gobi. Para quem não puder estar lá, o show entrará ao vivo na internet.

Algumas das áreas onde o eclipse terá maior duração - incluindo partes do Ártico - têm probabilidade de 75% de tempo ruim, o que tornará a observação difícil até para quem estiver passando por lá.

Mas os caçadores de eclipses mal podem esperar.

"É tão raro e incomum que seria triste deixar passar a oportunidade", disse o astrofísico da Nasa Fred Espenak, que acompanha eclipses desde 1970 e tem seu próprio website, o Mr. Eclipse. Ele estará no norte da China para assistir ao espetáculo, com um grupo de turistas.

Os Jogos Olímpicos, que começam uma semana depois em Pequim, fizeram com que ficasse mais caro e difícil obter passagens e hospedagem, disse Espenak. E a alta mundial dos preços da gasolina também não está ajudando, disse o editor emérito da revista de astronomia Sky and Telescope, Richard Fienberg.

Passeios turísticos para acompanhar eclipses costumavam custar de US$ 1 mil a US$ 2 mil, mas muitos roteiros da China já estão em US$ 3 mil ou US$ 6 mil, fora o transporte aéreo. Para acompanhar Fienberg a um cruzeiro pelo Ártico será preciso desembolsar US$ 23 mil.



Fonte: Estadão Online Ciência / Associated Press.

domingo, 27 de julho de 2008

Ministério Publico requisita vistoria em aterro de Itapuí


A promotoria de Justiça da Comarca de Jaú solicitou à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) “urgente vistoria” no aterro de Itapuí e elaboração de laudo sobre o armazenamento do lixo e o provável esgotamento da capacidade do local.

Ação civil pública movida no final de 2005 para que a prefeitura construa aterro sanitário teve decisão favorável na Justiça em Jaú em setembro de 2006. A prefeitura interpôs recurso e o processo aguarda julgamento no Tribunal de Justiça. O promotor de Justiça Jorge João Marques de Oliveira estima que haja decisão até o final deste ano.

Após receber denúncia anônima de que o lixo não era mais enterrado e que o mau cheiro no atual lixão beira o insuportável, Oliveira oficiou na terça-feira a agência ambiental. “Interessa saber, especialmente, se está esgotada a capacidade de armazenamento do aterro ou, se caso negativo, em qual prazo ocorrerá esse esgotamento.”

O gerente da Cetesb em Bauru, Alcides Tadeu Braga, informa que deve enviar técnicos ao aterro nos próximos dias. O atual aterro acumula mais de R$ 90 mil em multas. “De 16 de maio a 3 de junho deste ano, foram quase R$ 24 mil em multas diárias por causa da falta de cobertura do lixo, mas a gente está vendo que não adianta multar, pois isso pode gerar passivo para a próxima administração”, informa Braga.

Terreno

A intenção do gerente da agência ambiental é conversar com o prefeito de Itapuí, José Gilberto Saggioro (PPS), para tentar resolver a questão. A prefeitura, por meio da assessoria de imprensa, tenta negociar a aquisição de área próxima ao atual lixão pertencente ao Grupo Cosan, na estrada vicinal Itapuí-Bariri. Em janeiro do ano passado, o Comércio noticiara essa intenção da administração.

A assessoria de imprensa informou ainda que há 40 dias fora aberta uma nova vala que terá capacidade para receber o lixo produzido na cidade nos próximos seis meses. Em novembro do ano passado, fora divulgado que o Fundo Nacional de Saúde (Funasa) poderia liberar recursos de R$ 580 mil para a construção de um novo aterro sanitário em Itapuí. O projeto, com toda a documentação, está aprovado pela instituição.

O Comércio esteve na manhã de ontem no aterro em Itapuí e constatou grande quantidade de lixo a céu aberto. O acúmulo favorecia a permanência de poças de água suja, além da existência de animais mortos e muitos urubus.

Homem “mora” no local

Cesarino Clemente, 52 anos, nasceu em Pederneiras, mas vive há pelo menos nove no lixão de Itapuí. Tira o sustento da venda de lixo reciclável que chega misturado ao lixo orgânico. Clemente diz não se importar com o cheiro e a presença de animais, principalmente urubus.

“Aqui é melhor do que na cidade. Não vem ninguém para te atormentar e você vive tranqüilo”, afirma Clemente, sentado na cama improvisada em um cômodo feito com tapumes de madeira enquanto faz um cigarro.

Questionado sobre a solidão, uma vez que há mais de um ano um companheiro com quem dividia a moradia improvisada foi para outra cidade, Clemente mostra o rádio a pilha. O homem faz a própria comida em um fogão improvisado e cria galinhas.

Fonte: Jornal Comércio do Jahu
Bianca Zaniratto

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Greenpeace protesta contra licença ambiental para Angra 3


Ativistas do Greenpeace protestaram nesta quarta-feira em frente ao Ministério do Meio Ambiente contra a concessão de licença ambiental prévia para a Usina Nuclear de Angra 3, no Rio de Janeiro, anunciada pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e pelo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias.

Os manifestantes exibiam um quadro com a fotografia do presidente do Ibama identificado com o símbolo da radioatividade e com os dizeres “O Messias chegou e traz más notícias: Angra 3 aprovada”.

De acordo com o diretor da Campanha Energia do Greenpeace, Ricardo Baitelo, a opção pela retomada do programa nuclear não é a opção mais recomendada e ambientalmente viável para o país. “A [energia] nuclear é pior, tanto em custos quanto em relação a benefícios sociais, de criação de empregos, e principalmente em relação a poluição ambiental”, compara.

Baitelo acredita que a exigência de projeto para disposição final dos rejeitos radioativos entre as condicionantes não será cumprida. “Eles pedem que no início dos projetos, que se encaminhe essa questão, mas a gente sabe que isso não vai ser resolvido, porque simplesmente não há uma solução definitiva para os resíduos tóxicos no Brasil”.

De acordo com o Greenpeace, a “solução” que o governo exige da Eletronuclear para os resíduos de Angra 3 “vem apresentando problemas graves na Europa”, em países como França e Alemanha.

“O país não precisa de energia nuclear, existe um potencial enorme, só no Nordeste temos 10 Itaipus em eólica. O Brasil desperdiça milhões por ano com desperdício de energia. Se o país cumprisse as metas do Procel [Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica] poderia evitar a necessidade de se construir usinas nucleares”, defendeu.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

SOS Mata Atlântica lança Plataforma Ambiental aos municípios, prefeitos e vereadores para 2008


Com o apoio da Frente Parlamentar Ambientalista, Anamma, Ibam e CMADS, a Fundação fornece instrumentos aos eleitores para que possam buscar um maior compromisso dos candidatos na área ambiental nesta eleição.

A SOS Mata Atlântica lançou, nesta quarta-feira (16/07), em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista, a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), a Plataforma Ambiental aos governos locais, candidatos a prefeitos e vereadores municipais, com o objetivo de fornecer instrumentos para o cidadão nas Eleições Municipais de 2008 na busca do compromisso dos governos locais em uma Agenda Socioambiental, num universo de 3406 municípios brasileiros abrangidos pelo Bioma Mata Atlântica que podem ser conferidos no Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, desenvolvido pela SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e disponível no portal da SOS Mata Atlântica (www.sosma.org.br). “Devido à diversidade de um bioma como a Mata Atlântica e um País tão grande como o nosso, é imprescindível uma atenção especial ao meio ambiente nas eleições municipais deste ano. É o momento de cobrar atitudes concretas pela conservação desta floresta, onde vivem mais de 120 milhões de pessoas”, explica Mario Mantovani, diretor de mobilização da SOS Mata Atlântica e coordenador da Plataforma Ambiental.

Entre os princípios que a Plataforma reforça estão o meio ambiente como bem de uso comum do povo, a priorização do interesse público, o acesso à informação, a participação da população e a compatibilidade com ações de âmbito econômico, social, de saúde, educacional e cultural. Baseado em três eixos estruturais: desenvolvimento sustentável (compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico com preservação ambiental e qualidade de vida); educação e saúde (com investimento efetivo nestas áreas); e saneamento ambiental (água, esgoto e resíduos sólidos), o documento dá subsídios à população para que se cobre a importância dos municípios para a conservação ambiental.

O documento propõe a adoção, em cada município, de uma Agenda Institucional, que possibilite a implementação de sistemas municipais de gestão do meio ambiente, ao mesmo tempo em que convoca o Legislativo dos municípios para a discussão de instrumentos legais referentes a políticas ambientais municipais; de uma Agenda da Cidadania, que promova a mobilização social e gestão participativa, pelo uso de ferramentas como a Agenda 21 Local ou Educação Ambiental, entre outras; a criação de incentivos como o IPTU Verde; e a Agenda Temática, que englobe assuntos como a gestão de Águas e Florestas, Uso e Ocupação do Solo, Áreas Verdes, Resíduos Sólidos, Turismo Sustentável e Agricultura Sustentável. “Nosso intuito é mostrar que nas esferas locais (municipais) é que ocorre de fato a regulamentação e a aplicação das possibilidades legais de proteção ambiental apresentadas na Constituição Federal e, mais recentemente, na Lei da Mata Atlântica, aprovada no final de 2006”, reforça Mantovani.

O lançamento da Plataforma Ambiental 2008 está previsto para acontecer em outras cidades e capitais dos estados da Mata Atlântica, como Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Presidente Prudente, São Paulo, Londrina, Curitiba e Belo Horizonte, até setembro, envolvendo candidatos, partidos e organizações da sociedade civil.

Tanto a Plataforma Ambiental 2008 mencionada acima, quanto a Plataforma Ambiental para o Município de São Paulo estarão disponíveis, a partir desta quarta-feira, no portal da SOS Mata Atlântica em uma nova área que incentiva o “ciberativismo”, ou seja, a mobilização e a ação via internet.

Município de São Paulo

Para o município de São Paulo, voluntários da Fundação SOS Mata Atlântica desenvolveram um conjunto de idéias consolidadas por linhas temáticas na Plataforma Ambiental para o Município de São Paulo, que apresenta diretrizes em harmonia com os ideais de desenvolvimento sustentável que deverão nortear as políticas públicas a serem implementadas pela municipalidade e estimular a participação da coletividade no processo de proteção e preservação do meio ambiente urbano.

“Este documento expressa o olhar da sociedade civil sobre as soluções para os desafios ambientais da nossa cidade. Trata-se de um conjunto das impressões dos cidadãos paulistanos sobre o dia-a-dia da cidade, apresentadas de modo a direcionar os trabalhos na Câmara dos Vereadores e na Prefeitura Municipal”, comenta Beloyanis Monteiro, coordenador do Programa de Voluntariado na Fundação. As diretrizes da Plataforma para a cidade de São Paulo estão em consonância com a Constituição da República Federativa do Brasil, a Agenda 21 e demais tratados e protocolos internacionais, bem como com a legislação ambiental incidente sobre a cidade de São Paulo, notadamente no Plano Diretor do Município.

Histórico

A Plataforma Ambiental da SOS Mata Atlântica surgiu em 1989 como contribuição da sociedade civil para a proteção do bioma Mata Atlântica, declarada Patrimônio Nacional na Constituição Federal de 1988. Neste mesmo ano, a Fundação lançou a Plataforma Mínima para os Presidenciáveis; em 1990, foi lançada a Plataforma Ambiental Mínima para os Candidatos ao Governo do Estado – Plataforma Ambiental de São Paulo/1990; em 1998, foi lançada a Plataforma Ambiental Mínima para o Brasil – Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário – 1998, em parceria com o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Desenvolvimento e Meio Ambiente; em 2000, visando o período legislativo de 2000-2004, foi lançada a Plataforma Ambiental Mínima para os candidatos a Prefeito e Vereadores do Município de São Paulo. E em 2006, foi lançada a Agenda Ambiental Voluntária.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Reciclagem brasileira está bem posicionada no Ranking Mundial



Desde 2004, o Cempre Informa realiza uma pesquisa internacional sobre reciclagem que visa acompanhar os movimentos de mercado e posicionar o Brasil em relação ao mundo. Os números do levantamento deste ano indicam que o país é praticamente líder absoluto na reciclagem de alumínio e PET, ocupa uma boa posição na reciclagem de embalagens de aço e de plásticos e também tem números atrativos em papel/papelão e vidro. Acompanhe os resultados nos diferentes setores.

Em 2006 foram geradas no Brasil 51.100.000 toneladas de resíduos sólidos urbanos, sendo que cerca de 18% da fração seca do lixo urbano (metais, papéis, plásticos e vidros) foram r e c i c l a d a s . Nesse montante, as participações de alumínio, papel/papelão e vidro aumentaram, enquanto aço e PET diminuíram.

Um dos focos de trabalho para ampliar a reciclagem nas nações européias tem sido a educação ambiental em eventos promovidos em conjunto com a indústria, autoridades locais, organizações de defesa do meio ambiente, ongs e organismos responsáveis pela reciclagem e recuperação dos materiais. Atualmente, mais de 270 milhões de europeus têm acesso a programas de coleta seletiva. Na Suécia, por exemplo, 81% das pessoas separam seus resíduos domésticos. Na Espanha, esseíndice é de 73%. Pesquisa recente do "Pro Europe" aponta que 60% das pessoas acreditam que a separação e a reciclagem são importantes para preservar o meio ambiente.

Destino dos resíduos sólidos urbanos (kg per capita/ano)


Fontes: *Cempre (2006)/**Eurostat (2006)

Geração de resíduos urbanos per capita (kg/hab/ano)


Fontes: *Cempre (2006) e **Eurostat (2006)

O Brasil está próximo dos campeões europeus. Em 2006, na Europa, a reciclagem apresentou um crescimento de 5% sobre 2005, ficando em 66%. No período, foram recicladas mais de 2,5 milhões de toneladas de latas de aço para comida e bebida, entre outros tipos de embalagens. As melhores performances ficaram com a Bélgica e a Alemanha, 93% e 89% respectivamente. Esse crescimento se explica pela facilidade de separação do aço (devido a suas propriedades magnéticas), seu enquadramento em vários sistemas de reciclagem e o aumento da demanda por esse material.

Reciclagem de embalagens de aço


Fontes: *Cempre (2006),
**APEAL – the Association of European
Producers of Steel (2006) e
***U.S. Environmental Protection Agency - EPA (2006)

O Brasil fica muito acima da média mundial que é de 29%. Pelo sexto ano consecutivo, o país lidera a reciclagem de latas de alumínio para bebidas, tanto frente a países em que a atividade não é obrigatória por lei - como no Japão que, em 2006, reciclou 90,9% de latas - quanto entre aqueles cuja legislação sobre reciclagem de materiais é bastante rígida como Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suíça que, em 2005, apresentaram um índice médio de 88%. Ainda de acordo com a Abal e a Abralatas, mesmo inferior ao índice registrado em 2005 (96,2%), o volume coletado em 2006 foi 9% maior que o do ano anterior, acompanhando as vendas de latas que cresceram 11,2% no mesmo período.

Reciclagem de alumínio (somente latas)


Fontes: * Abal e Abralatas (2006)

Quanto à reciclagem mecânica, o país fica bem posicionado, perdendo apenas para Alemanha, Bélgica, Suíça e Suécia. Em PET reciclado, o Brasil também ocupa um bom lugar no levantamento. Dados da Abipet mostram que o uso têxtil desse material vem caindo nos Estados Unidos em função das exportações para a Ásia. Os volumes europeus continuam crescendo, com a taxa média dessas nações em 38,6% e vê-se movimento contrário ao que se passa em território norte-americano.



Reciclagem de PET


Fonte: Associação Brasileira da Indústria
do Pet - Abipet (2006)

Reciclagem de Plásticos


Fontes: Plastics Europe e Instituto Sócio-ambiental
dos Plásticos - Plastivida (2006)

A Bracelpa divulgou que, em 2006, o Brasil saiu-se bem no ranking de países recuperadores de papéis recicláveis, com índice de 45,4%. Para tanto, foram consumidas 3,5 milhões de toneladas oriundas de empresas recicladoras. Segundo a Confederation of European Paper Industries (Cepi), a Europa coletou 54,3 milhões toneladas de papéis recicláveis em 2005 e consumiu 47,3 milhões de toneladas. Desse volume, as maiores destinações foram para o setor de embalagem (30 milhões de toneladas) e o de imprensa (acima de 9 milhões de toneladas). Em termos de exportação, a marca atingida foi de aproximadamente 7,4 milhões. Já a Ásia consumiu 78,3 milhões de toneladas de papel reciclável, sendo que a China concentrou o maior volume (28 milhões de toneladas).

Reciclagem de papel/papelão


Fonte: Associação Brasileira
de Papel e Celulose

Consumo per capita de papel
(kb/hab/ano)


Fontes: * Associação Brasileira de Papel e
Celulose - Bracelpa (2006) - Bracelpa (2006)

Em 2006, 46% das embalagens de vidro foram recicladas no Brasil, o que significa 390 mil toneladas. Desse total, 40% veio da indústria de envase, 40% do mercado difuso, 10% do canal frio (bares, restaurantes, hotéis etc.) e 10% do refugo da indústria. O país ficou acima do índice norteamericano, de 40%, correspondendo a 2,5 milhões de toneladas. Nos Estados Unidos, esse é o segundo material em massa mais reciclado, perdendo apenas para os jornais.



Reciclagem de vidro


Fontes: *Cempre (2006) e
**Pro Europe (2006)







Fonte: Cempre Informa.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Caixa Econômica Federal convida instituições


Lara Montenegro
Assessora Técnica
Secretaria de Recursos Hidricos e Ambiente Urbano
Ministério do Meio Ambiente
Tel: (61) 3105-2085

----------------------------------------------------------

Prezados(as) Senhores(as),

A Caixa Econômica Federal, no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica
CAIXA/PNUD, convida instituições a participarem de processos
licitatórios para a execução de projetos sociais visando à inclusão
produtiva e a melhoria da qualidade de vida de populações em condições
de vulnerabilidade social.

Estão abertos três editais com os seguintes objetivos:

· *Edital n.º 1776/2008 - *contratar consultoria para realizar
diagnóstico e acompanhamento de ações de inclusão produtiva com público
historicamente excluído, que tenha o artesanato como principal fonte de
renda.

· *Edital n.º 1805/2008 - *contratar consultoria para implementar
atividades voltadas à formalização e estruturação sócio-econômica de
catadores de materiais recicláveis, preferencialmente, em regime de
cooperativas.

· *Edital n.º 1806/2008** - *contratar consultoria para coordenar,
executar e monitorar projetos de inclusão produtiva imediata, com grupos
em situação de vulnerabilidade social, por meio de formação cidadã e na
atividade produtiva corte e costura.

Os interessados podem acessar os referidos editais pelo /link/:
https://www.undp.org.br/licitacoes/ListarAvisos.asp
; realizando a
busca pelos números acima mencionados; ou ainda, acessando
http://www.pnud.org.br , menu “licitações e
contratos”, /link/ “avisos de licitação”.

Informações adicionais poderão ser obtidas em consulta direta ao PNUD
através do e-mail pnudlicitacoes@undp.org.br
ou do fax (61) 3038-9010.

Contamos com sua divulgação.

Atenciosamente,

Gerência Nacional de Políticas Sociais

Caixa Econômica Federal

--

Sérgio Bueno da Fonseca
Chefe de Gabinete
Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental
Ministério do Meio Ambiente
Tel.: 3317-1430
sergio.fonseca@mma.gov.br

segunda-feira, 14 de julho de 2008

EM DEFESA DA LIBERDADE E DO PROGRESSO DO CONHECIMENTO NA INTERNET BRASILEIRA

Um projeto de Lei do Senado brasileiro quer bloquear as práticas criativas e atacar a Internet, enrijecendo todas as convenções do direito autoral. O Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo quer bloquear o uso de redes P2P, quer liquidar com o avanço das redes de conexão abertas (Wi-Fi) e quer exigir que todos os provedores de acesso à Internet se tornem delatores de seus usuários, colocando cada um como provável criminoso. É o reino da suspeita, do medo e da quebra da neutralidade da rede. Caso o projeto Substitutivo do Senador Azeredo seja aprovado, milhares de internautas serão transformados, de um dia para outro, em criminosos. Dezenas de atividades criativas serão consideradas criminosas pelo artigo 285-B do projeto em questão. Esse projeto é uma séria ameaça à diversidade da rede, às possibilidades recombinantes, além de instaurar o medo e a vigilância.

Se, como diz o projeto de lei, é crime "obter ou transferir dado ou informação disponível em rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, sem autorização ou em desconformidade à autorização, do legítimo titular, quando exigida", não podemos mais fazer nada na rede. O simples ato de acessar um site já seria um crime por "cópia sem pedir autorização" na memória "viva" (RAM) temporária do computador. Deveríamos considerar todos os browsers ilegais por criarem caches de páginas sem pedir autorização, e sem mesmo avisar aos mais comum dos usuários que eles estão copiando. Citar um trecho de uma matéria de um jornal ou outra publicação on-line em um blog, também seria crime. O projeto, se aprovado, colocaria a prática do "blogging" na ilegalidade, bem como as máquinas de busca, já que elas copiam trechos de sites e blogs sem pedir autorização de ninguém!

Se formos aplicar uma lei como essa as universidades, teríamos que considerar a ciência como uma atividade criminosa já que ela progride ao "transferir dado ou informação disponível em rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado", "sem pedir a autorização dos autores" (citamos, mas não pedimos autorização aos autores para citá-los). Se levarmos o projeto de lei a sério, devemos nos perguntar como poderíamos pensar, criar e difundir conhecimento sem sermos criminosos.

Technology.exe, é a nova parceira da radio verde é vida, essa comunidade vem se destacando pelo seu auto nível de conhecimento e sabedoria se tornando assim a maior comunidade de um morador da cidade de itapui.

Verde é Vida, encaminha Compromisso Publico de Candidato a Prefeito, Vice Prefeito e Vereadores.






Associação Verde é Vida

Rádio Comunitária Verde é Vida 87,9FM
Rua Dr. Nestor Cardoso n 338 – Jardim Bica de Pedra
Telefone (14) 3664 16613
CEP 17230-000 Itapuí / SP
www.verdevidafm.blogspot.com
E-mail: verdevidafm@gmail.com


Itapuí 14 de julho de 2008


Compromisso Público de Candidato a Prefeito


Eu _____________________________________________, brasileiro, residente a_______________________________________________, portador do RG __________________, candidato a Prefeito no município de Itapui, pelo partido ___________________, prometo publicamente a cumprir rigorosamente os compromissos a seguir:

1. Adotar transparência total na administração, fornecendo prontamente todas as informações requeridas pelos cidadãos, organizações não governamentais, e Ministério Público.

2. Coibir o uso de quaisquer recursos públicos em benefício próprio ou de terceiros a título de favorecimento.

3. Fornecer mensalmente a lista de todos os pagamentos feitos, individualmente, pelos órgãos da prefeitura, incluindo verbas de Saúde, FUNDEF, mesmo que a origem da verba tenha vinculações com a administração estadual ou federal, com valores, nome dos beneficiários, CNPJ ou CPF, e a título de que foi feito o pagamento.

4. Levar ao Ministério Público e às autoridades constituídas a apuração de qualquer suspeita de desvio de recursos que recaia sobre membros da administração pública ou dos órgãos sob o meu comando direto ou indireto.

5. Colocar à disposição da população, até dois anos após assumir o mandato, em site próprio para acesso via Internet todas as informações requeridas pelos órgãos fiscalizadores da administração pública, e a listagem prevista no item 3.

6. Promover uma reestruturação administrativa na Prefeitura para dar melhor eficiência aos serviços e reduzir os custos da máquina administrativa evitando-se contratações desnecessárias de pessoal.

7. Não favorecer parentes, amigos e apaziguados em aquisições e licitações de qualquer órgão da prefeitura.

8. Não contratar parentes até terceiro grau em cargos de confiança.

9. Adotar orçamento democrático, promovendo audiências para priorização na alocação dos recursos da prefeitura.

10. Apoiar a alteração da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara Municipal para adoção do voto aberto pela Câmara

Municipal em todas as matérias.

11. Utilizar os serviços de entidades qualificadas e independentes na eventualidade de realização de concursos públicos para contratação de funcionários.

12. Não utilizar órgãos, funcionários, e equipamentos da administração pública em proveito próprio, ou de terceiros.

13. Permitir a qualquer momento a realização de auditorias solicitadas pelo Ministério Público, Câmara de Vereadores, e entidades representativas da sociedade para verificação de contas e documentos.

14. Declaro conhecer o conteúdo da publicação o combate a corrupção nas prefeituras do brasil e me comprometo a tomar medidas administrativas para prevenir no futuro a ocorrência dos tipos de fraude mencionados na mesma.

Data:___________

________________________________________

Candidato

Testemunhas:

________________________________

________________________________



_
Compromisso Público de Candidato a Vereador



Eu _____________________________, brasileiro, residente a_________
______________________________________________________, portador do RG __________________, candidato a _____________________________
no município de, Itapuí – SP, pelo partido ___________________, prometo publicamente a cumprir rigorosamente os compromissos a seguir:


1. Participar ativa e assiduamente das sessões de Câmara.

2. Fiscalizar os atos do executivo.

3. Exigir transparência na administração da Prefeitura e da Câmara Municipal.

4. Trazer o Ministério Público e as autoridades constituídas para apuração de qualquer suspeita de desvio de recursos que recaia sobre membros da administração pública.

5. Analisar as contas do executivo somente aprovando as mesmas se estiver aprovadas pelo Tribunal de Contas, e se as mesmas obedeceram a Lei de Responsabilidade Fiscal, e as regras de transparência e probidade, e não pesarem sobre as mesmas suspeitas de irregularidades.

6. Não legislar em causa própria, promovendo a concessão de benefícios e compensações fora da capacidade do município.

7. Não contratar parentes até terceiro grau em cargos de confiança.

8. Adaptar a lei orgânica do município para permitir a adoção de orçamento democrático, promovendo audiências para priorização na alocação dos recursos municipais.

9. Apoiar a alteração da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara Municipal para adoção do voto aberto pela Câmara Municipal em todas as matérias.

10. Analisar e aprovar o orçamento anual da Prefeitura após estabelecidas as prioridades.

11. Não utilizar órgãos, funcionários, e equipamentos da administração pública em proveito próprio, ou de terceiros.

12. Declaro conhecer o conteúdo da publicação o combate a corrupção nas prefeituras do Brasil e me comprometo a tomar medidas administrativas para prevenir no futuro a ocorrência dos tipos de fraude mencionados na mesma.


Data:___________

________________________________________
Candidato

Testemunhas:



__________________________________________________________________

domingo, 13 de julho de 2008

“Dia Mundial do Rock”


Hoje, dia 13 de julho, é o Dia Mundial do Rock. Você sabe desde quando se comemora esta data? Desde 1985. Foi no Live Aid - festival pelo fim da fome na Etiópia - que o dia 13 de julho ficou conhecido como o dia mundial do rock.

O Live Aid foi um festival que aconteceu simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra) e trouxe nomes como Black Sabbath (com Ozzy), Status Quo, INXS, Loudness, Mick Jagger, David Bowie, Dire Straits, Queen, Judas Priest, Bob Dylan, Duran Duran, Santana, The Who e Phil Collins entre muitos outros. Aliás, Phil Collins abriu o show nos EUA e na sequência, voou para Londres para fechar o festival...

Outros festivais com essa mesma consciência social ocorreram na década de 80 como o U.S.A. For Africa, Live Aid, Farm Aid, Hear 'n' Aid, Artists Against Apartheid e o Amnesty International, reunindo sempre grandes nomes do mundo pop e rock. O Live Aid talvez tenha ficado mais famoso, e não é pra menos, arrecadou mais de 60 milhões de dólares que foram doados em prol dos famintos na África. Curiosamente, não foi feito nenhum vídeo, CD, DVD sobre o festival até hoje, muito possivelmente pela grande quantidade de artistas envolvidos no projeto...

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Inscrições para o "Prêmio excelência em contrução sustentável" se encerram em 30 dias

A Holcim e a Antac alertam para o prazo final de inscrição para o Prêmio Excelência em Construção Sustentável Holcim-Antac, dirigido a pós-graduandos de todo o Brasil. A data limite para o registro é 7 de agosto. O prêmio é promovido pela Holcim Brasil, quarta maior fabricante de cimento do país, em parceria com a Associação Nacional Tecnologia do Ambiente Construído (Antac) e tem como principal objetivo promover a pesquisa em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado), ao premiar a melhor tese e a melhor dissertação elaboradas a partir do tema "construção sustentável".

Os interessados em se inscrever no Prêmio Holcim-Antac devem enviar para o site www.premioholcimantac.com.br um arquivo eletrônico (pdf) da tese ou da dissertação. Além da cópia eletrônica do trabalho, o candidato deverá encaminhar uma cópia eletrônica da ata de defesa do trabalho acadêmico (gerada por scanner com a assinatura dos membros da banca e com a data da sua realização). Também é necessário preencher no site a justificativa da indicação com base nos seis critérios de julgamento do prêmio, bem como indicar os links dos currículos Lattes dos orientadores e do candidato.

Poderão ser inscritas teses e dissertações defendidas em território nacional nos 24 meses anteriores à data do julgamento do prêmio " que ocorre sempre no primeiro dia do Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Entac), evento promovido a cada dois anos pela Antac. Este ano, o Entac será realizado de 7 a 10 de outubro, em Fortaleza.

Comissão Julgadora

A comissão julgadora será constituída por sete pessoas de reconhecida liderança nas diferentes áreas da construção civil, sendo quatro representantes da academia (pesquisadores seniores, com grau mínimo de Doutor, com experiência de pelo menos dez anos em orientação de doutorado e atuantes no tema de construção sustentável) e três profissionais, não acadêmicos, que atuem em empresas privadas, públicas ou ONGs.

Critérios de Julgamento

Os critérios de julgamento do prêmio buscam identificar as teses e dissertações que apresentam uma contribuição de excelência no tema da construção sustentável. São eles: grau de inovação e capacidade de transferência; desenvolvimento social e ética; eco-eficiência; desempenho econômico; adequação de conceito e estética; e excelência acadêmica.

Premiação

O prêmio será oferecido em duas categorias: mestrado e doutorado. Os vencedores de cada categoria receberão um diploma e uma viagem nacional com acompanhante. O segundo e o terceiro lugar em cada categoria receberão diplomas de menção honrosa. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada durante o Entac. Os nomes dos premiados, bem como sua pesquisa, serão publicados no site www.premioholcimantac.com.br.

Holcim Brasil

Com um faturamento bruto de R$ 998 milhões em 2007 e mais de 1.800 funcionários diretos, a Holcim Brasil S.A. é a quarta maior fabricante de cimento do país (produção de 4,5 milhões de toneladas em 2007) e também uma das líderes no fornecimento de concreto e agregados. A empresa faz parte do grupo suíço Holcim Ltd., líder mundial no setor, com operações em mais de 70 países. A Holcim Brasil foi a primeira indústria cimenteira do país a obter a certificação ISO 9001. Seus investimentos em meio ambiente também lhe garantiram o status de pioneira no setor ao obter a ISO 14001, além de ser reconhecida internacionalmente pelo terceiro ano consecutivo como Líder da Indústria pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade.



Informações para imprensa:

In Press Porter Novelli
Assessoria de Imprensa " Holcim (Brasil) S.A.
www.inpresspni.com.br

Atendimento: Alessandra Fragata
Tel.: (11) 3323 1597
e-mail: alessandra.fragata@inpresspni.com.br

Atendimento: Arlete Oliveira
Tel.: (11) 3323 1562
e-mail: alessandra.fragata@inpresspni.com.br

Coordenação: Lia Mara Sacon
Tel.: (11) 3323 3783
e-mail: lia.sacon@inpresspni.com.br

www.inpresspni.com.br

domingo, 6 de julho de 2008

A coligação partidária PPS-DEM lançou José Gilberto Saggioro (PPS)

A coligação partidária PPS-DEM lançou José Gilberto Saggioro (PPS) para prefeito e Clóvis Tomazella (DEM) a vice para a disputa de 5 de outubro pela Prefeitura de Itapuí (44 quilômetros de Bauru). Ambos buscam a reeleição, reeditando a dobradinha da chapa majoritária que elegeu Saggioro em 2004.

Na chapa de vereadores (proporcional) haverá três grupos se coligando: um agrega PSB/PV/DEM; outro terá PPS/PP; e PT/PR completam outra coligação de candidatos a vereador. A convenção será na Câmara Municipal neste sábado, dia 29, programada para ocorrer das 14h às 17h.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Mais um estudo diz que Brasil é líder em desmatamento no mundo


Thais Iervolino

São Paulo, SP - Estudo americano, intitulado de Desmatamento em Florestas Tropicais 2000-2005 e publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), mostra que, nos últimos cinco anos, o país foi o campeão de área absoluta desmatada e de velocidade de devastação. Mato Grosso é, novamente, o estado brasileiro líder em desmate.

O levantamento, liderado por Mathew Hansen, da Universidade do Estado de Dakota do Sul, revela uma área desmatada de 272 mil km², mais do que os territórios dos Estados de São Paulo e Sergipe juntos. O Brasil corresponde a 47,8% de toda a devastação de florestas tropicais do mundo, com taxa anual de desmatamento no Brasil foi de 26 mil km².

Mesmo não trazendo resultados novos, o trabalho é um dos primeiros a estipular a área desmatada em florestas tropicais no mundo todo. "Muitos países não têm sistemas como o do Brasil, então a abordagem pode ser útil na capacitação para monitorar florestas", disse ao jornal Folha de S. Paulo Ruth DeFries, da Universidade de Maryland, co-autora do estudo.