terça-feira, 31 de março de 2009

Máquinas caça-níqueis: megaoperação em Jaú prende suspeitos Esquema de contrabando de peças de caças-níqueis e sua exploração contava com a corrupção


Máquinas caça-níqueis: megaoperação em Jaú prende suspeitos

Esquema de contrabando de peças de caças-níqueis e sua exploração contava com a corrupção e apoio de policiais civis

Após um ano de investigações do núcleo do GAECO em Bauru, do Ministério Público do Estado de São Paulo, da Procuradoria da República em Jaú, do Ministério Público Federal, e da Polícia Federal de Bauru, a Justiça Federal decretou as prisões de 33 pessoas, que estão sendo cumpridas hoje em operação policial, na qual também são realizadas inúmeras buscase apreensões nas casas dos acusados e em escritórios de advocacia.
As ordens foram expedidas pela Justiça Federal de Jaú, nos municípios de Jaú, Rio Claro, Bauru e São Paulo. A Justiça determinou também a exoneração do Delegado Seccional de Jaú.
A operação foi deflagrada em virtude de ação penal proposta em conjunto pelo GAECO/Bauru e pelo MPF-Jaú, contra 52 pessoas. Enquanto parte dos acusados responde por formarem uma quadrilha para a exploração ilegal de caça-níqueis montados com componentes contrabandeados, mediante a corrupção de agentes públicos, entre eles três Delegados de Polícia (o ex-diretor do Deinter de Bauru, o Delegado Seccional de Polícia de Jaú e um delegado de Rio Claro), seis investigadores, um agente policial e um policial militar, que respondem por formação de quadrilha, corrupção passiva, facilitação de contrabando e prevaricação.
As investigações começaram em virtude da falta de repressão, por parte da Polícia Civil de Jaú, da exploração ilegal de máquinas caça-níqueis no município e região, que passaram, então, a ser realizadas pelo Ministério Público, com apoio da PM, da PF, da Receita Federal e da Prefeitura Municipal de Jaú.
Em seu curso, todavia, descobriu-se a existência de quatro grupos criminosos desse ramo, contando com respaldo de Policiais Civis e umPolicial Militar em torno de um verdadeiro estratagema criminoso, consumado desde 2006.
O grupo de Jaú, que entregava e explorava as máquinas, era associado a outro, composto também por advogados, com base em Rio Claro, que importava as máquinas com as peças contrabandeadas.

COLETIVA - Hoje, às 14h, na sede da Associação Paulista do Ministério Público em Bauru, acontecerá entrevista coletiva sobre a operação. Endereço: Rua Silva Jardim, 2-17, Bela Vista, Bauru/SP.
Participarão da entrevista o procurador da República em Jaú, Marcos Salati, e os promotores do GAECO Rafael Abujamra e Luciano Gomes Queiroz Coutinho e o delegado da Polícia Federal de Bauru, Antonio Vaz de Oliveira. Leia no anexo a íntegra da nota conjunta do MPF e do MP-SP sobre aoperação em Jaú:http://www.prsp.mpf.gov.br/cidadania/infoprdc/notaoficialopjau.pdf
Assessoria de Comunicação Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira11-3269-5068 ascom@prsp.mpf.gov.br

sexta-feira, 27 de março de 2009

Fórum de Mídia Livre do Sul Fluminense faz seu 1º encontro pró conferência de comunicação


O presidente Lula anunciou, no Fórum Social Mundial, a realização da I Conferência Nacional de Comunicação, uma antiga luta do Movimento pela Democratização da Comunicação. O decreto presidencial oficializando a convocação da Conferência é esperado para breve. Ele deverá ser seguido por portaria regulamentadora do Ministério das Comunicações, que detalhará calendário, etapas, organização e critérios de participação na Conferência. Entretanto, há uma proposta de calendário indicando que as etapas municipais e/ou regionais deverão acontecer até 22/06/2009, as estaduais até 15 de setembro e a nacional em dezembro (1, 2 e 3/12/2009).

A Conferência deverá ter caráter amplo e democrático, abrangendo representações do governo, da sociedade civil e empresários. Ela será nacional, mas deverá contemplar, no mínimo, etapas regionais e estaduais, quando haverá discussão do tema, apresentação de propostas e eleição de delegados. Os objetivos do evento são, dentre outros, identificar os principais desafios relativos ao setor da comunicação no Brasil, fazer um balanço das ações do Poder Público na área e propor diretrizes para as políticas públicas de comunicação.

Extremamente concentrada e tratada como mercadoria, na imensa maioria das vezes a serviço da ideologia dominante, a comunicação de massa tem sido utilizada freqüentemente como instrumento de criminalização dos movimentos sociais. Cresce, entretanto, a defesa da Comunicação como direito humano, principalmente no tocante à soberania nacional, liberdade de expressão, inclusão social, diversidade cultural e religiosa, questões de gênero, raça e opção sexual, convergência tecnológica e a regionalização da produção.

Há quase dois anos funciona a Comissão Nacional Pró-Conferência de Comunicação, com representantes de várias entidades e movimentos nacionais da sociedade civil organizada. Aqui no RJ, funciona desde o primeiro semestre de 2008 uma Comissão RJ Pró-Conferência, composta por entidades e movimentos fluminenses. É urgente e necessária a criação de uma Comissão Pró-Conferência da Região Sul Fluminense.

Até a realização das etapas da Conferência, caberá aos movimentos sociais organizados conscientizar e mobilizar a população sobre a sua importância. Esse processo, para ter sucesso, deverá envolver muito além dos profissionais e entidades ligadas à Comunicação. Ele precisará contar com a participação efetiva do conjunto da sociedade civil organizada, a maior interessada na democratização da Comunicação no país.

É com esse objetivo que convidamos a sua entidade a participar e apoiar a divulgação da reunião, promovida pelo Fórum de Mídia Livre do Sul Fluminense, que pretende reunir profissionais de Comunicação, rádios e outros veículos de comunicação comunitários e alternativos, representantes de movimentos populares, sindicais, estudantis, culturais e sociedade civil em geral da Região Sul Fluminense, e acontecerá no próximo dia 28 de março de 2009, sábado, das 14 às 18 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Volta Redonda, sito à Avenida Lucas Evangelista, Aterrado.

Programação:

14 h - Recepção e credenciamento

14h30 - Painel: Conferência Nacional de Comunicação: o que é, quem participa e importância

Expositores: Membros da Comissão Pró-Conferência Nacional de Comunicação do RJ

15h30 - Esclarecimentos e debate

16h15 – Café

16h30 - Plenária: Mobilização dos movimentos sociais, calendário de atividades, Conferência Regional e organização da Comissão Pró-Conferência de Comunicação do Sul Fluminense

18h00 - Encerramento

Cordialmente, Fórum de Mídia Livre do Sul Fluminense

Contatos e mais informações pelo e-mail midiainsana@gmail.com ou pelos telefones (24) 8802-5565 - José Roberto (Maninho); (24) – 9976-7742 - Leslie; (24) 9828-1840 - Lívia; (24) 9918-2329 – Alvaro Britto.





Fonte: Blog Mídia Insana.

Projetos sustentáveis


Formado por seis universidades brasileiras, o Consórcio Brasil representará o país no Solar Decathlon Europe, competição universitária de construção de casas energeticamente auto-sustentáveis que será realizada em 2010.

Integrantes das universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) e as federais do Rio de Janeiro (URFJ), Minas Gerais (UFMG), Santa Catarina (UFCS) e do Rio Grande do Sul (UFRGS) decidiram unir forças para se tornarem mais competitivos no evento que será organizado pela Escola Politécnica de Madri, na Espanha.

Para montar o projeto ideal, o consórcio fez um concurso interno, em que estudantes de arquitetura das seis universidades apresentaram projetos. O júri foi composto de professores das universidades brasileiras e representantes da Politécnica de Madri, entre eles o vice-reitor de Relações Internacionais Jose Manuel Páez. Foram escolhidos os projetos de alunos da UFSC, Unicamp e UFRGS como os três melhores.

Os projetos contemplam áreas como arquitetura, engenharia elétrica, civil e de materiais e iluminação e marketing. “Não se trata apenas de fazer uma casa sustentável, mas de pensar nela como algo que pode ser reproduzido facilmente na sociedade”, disse Adnei Meleges de Andrade, professor do Instituto de Eletrotécnica e Engenharia e responsável pelo consórcio na USP, ao USP Online.

O Solar Decathlon foi criado pelo Departamento de Energia do governo norte-americano, em 2002, e a próxima edição será realizada em outubro, em Washington. A edição na Europa será a primeira fora dos Estados Unidos.

O decatlo solar tem dez critérios de avaliação, cada um com pontuações diferenciadas. Além das questões arquitetônica e de engenharia, contam pontos as instalações, balanço de energia, condições de conforto, funcionamento de equipamentos, inovação e sustentabilidade.

Comunicação, marketing, sensibilização social, industrialização e comercialização também são importantes, pois o projeto deve ser comercializável.

Mais informações: www.solardecathlon.org

quarta-feira, 25 de março de 2009

São Paulo se junta à Hora do Planeta



A maior cidade da América Latina confirmou sua participação na Hora do Planeta 2009. No dia 28 de março, entre 20h30 e 21h30, serão apagadas as luzes da Ponte Estaiada, Monumento às Bandeiras, Viaduto do Chá, Teatro Municipal, estádio do Pacaembu, Obelisco e Parque do Ibirapuera durante ato simbólico contra o aquecimento global.

Além dos monumentos públicos, instituições da cidade como o Edifício Copan, o Instituto Butantan, o estádio do Morumbi e o Museu de Arte Moderna também aderiram e irão apagar as suas luzes externas no próximo dia 28 de março, bem como prédios comerciais como World Trade Center, o Sheraton Hotel e a sede da Vivo.
Mais duas capitais amazônicas confirmam adesão
Além de São Paulo, Rio Branco e Belém também se juntaram à Hora do Planeta. No dia 28 de março, importantes pontos das duas cidades amazônicas terão suas luzes apagadas das 20h30 às 21h30 (hora local). Assim, a Hora do Planeta no Brasil vai abarcar dois fusos horários.

Pirâmides voltam aos tempos dos faraós: iluminação será apagada
Os egípcios anunciaram adesão à Hora do Planeta e irão apagar as luzes das grandes Pirâmides de Giza e da Esfinge.

Outros importantes monumentos ancestrais como a Torre de Cairo e a Biblioteca de Alexandria também serão apagados. A grandeza dos monumentos representa a força da ação coletiva que cresce a cada dia.
Brasil
Grupo de shoppings reforça a mobilização
Primeiro foi o Conjunto Nacional, em Brasília (DF), agora outros dez shoppings centers da mesma rede, a Ancar Ivanhoé, uma das maiores administradoras do ramo no país, vão reforçar a mobilização durante a Hora do Planeta. Sediados em sete cidades - Rio de Janeiro (RJ), São Gonçalo (RJ), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Cuiabá (MT), Brasília (DF) e Natal (RN) - os 11 shoppings vão apagar suas fachadas parcial ou totalmente no próximo dia 28 e divulgar filmes e spots da Hora do Planeta.

domingo, 15 de março de 2009

Quais as 30 maiores inovações dos últimos 30 anos?


O programa de televisão norte-americano Nightly Business Report e a Universidade de Wharton fizeram um levantamento das 30 maiores inovações dos últimos 30 anos. Um juri formado por oito pessoas recebeu uma lista com 1200 sugestões para selecionar e organizar em ordem de importância as 30 inovações.

A internet foi a primeira colocada na decisão dos jurados. O Brasil ficou representado na lista pelos biocombustíveis, na 25ª posição.

Abaixo, a relação completa:

1. Internet, banda larga, WWW (browser e html)
2. Computadores PC/laptop
3. Telefone Celular
4. E-mail
5. Teste e sequenciamento de DNA/Mapeamento do genoma humano
6. Geração de imagem através de Ressonancia Magnética
7. Microprocessadores
8. Fibra Ótica
9. Softwares de Escritório (planilhas e processadores de texto)
10. Laser não invasivo/Cirurgia Robótica (Laparoscopia)
11. Softwares e serviços open-source (código aberto) (ex: Linux, Wikipedia)
12. LED (Diodo de Emissão de Luz)
13. LCD (Display de cristal liquido)
14. Sistema GPS
15. Vendas Online/e-commerce/leilões virtuais
16. Compressão de arquivos de mídia (jpeg, mpeg, mp3)
17. Microfinanças/microcrédito
18. Energia Solar Fotovoltaica
19. Turbinas de vento para grande escala
20. Redes Sociais pela internet
21. Interface gráfica do usuário (GUI)
22. Fotografia/Videografia Digital
23. Identificação por Rádio Frequência (RFID) e aplicações (ex: EZ Pass)
24. Plantas Geneticamente Modificadas
25. Biocombustíveis
26. Códigos de barras e Scanners
27. Caixa Eletrônico
28. Stent (endoprótese para desentupimento das artérias)
29. Memória SRAM (Memória Estática de Acesso Aleatório)
30. Tratamentos Anti-Retrovirais para AIDS

Fonte: http://www.opiniaoenoticia.com.br

quinta-feira, 12 de março de 2009

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO


PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPUÍ

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS Nº 01/2009

ABERTURA DE INSCRIÇÕES E INSTRUÇÕES ESPECIAIS.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ITAPUÍ, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais, faz saber que fará realizar neste Município, através da empresa Ômega Consultoria e Planejamento Ltda, no período de 10 a 27 de março de 2009 das 0900 às 1500 horas, com supervisão da Comissão nomeada pelo Decreto n° 2.401 de 02 de março de 2009, INSCRIÇÃO para Concurso Público para preenchimento de EMPREGOS EXISTENTES conforme descrição constante do item 2 – DOS EMPREGOS, do presente Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O presente concurso destina-se ao preenchimento de empregos vagos, de acordo com o constante da tabela do item 2- DOS EMPREGOS, mais os que vagarem e ou forem criados durante o prazo de validade do Concurso.
1.2 O Concurso, para todos os efeitos, tem validade de dois anos a partir da data da homologação, que será publicada no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por igual período.
1.3 A divulgação de todas as fases do concurso será divulgada através do quadro de editais da Prefeitura Municipal de Itapuí, na Câmara de Vereadores de Itapuí, no site www.omegaitu.com.br e no jornal Candeia da cidade de Bariri. É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar as divulgações do concurso
1.4 A classificação no presente concurso não gera aos candidatos direito a contratação para os EMPREGOS, cabendo a Prefeitura Municipal de Itapuí o direito de aproveitar os candidatos habilitados em número estritamente necessários, não havendo obrigatoriedade de nomeação de todos os candidatos habilitados, respeitados, sempre a ordem de classificação no concurso, bem como não lhe garante escolha do local do trabalho.
1.5 Os candidatos aprovados em todas as fases, e nomeados, estarão sujeitos ao que dispõe a Consolidação das Leis do Trabalho, bem como as legislações federais, estaduais e municipais pertinentes, e às presentes instruções especiais.

2 – DOS EMPREGOS

EMPREGO VAGAS REQUISITO/ESCOLARIDADE CARGA/HOR/SEMANAL SALÁRIO
R$
Geral Defic. Total
MÉDICO - PSF 03 00 03 SUPERIOR EM MÉDICINA E REGISTRO NO ORGÃO 40 6.000,00
DENTISTA - PSF 03 00 03 SUPERIOR EM ODONTOLOGIA E REGISTRO NO ORGÃO 40 2.000,00
ENFERMEIRO - PSF 02 00 02 SUPERIOR EM ENFERMAGEM E REGISTRO NO ORGÃO 40 1.461,61
TÉCNICO DE ENFERMAGEM 09 01 10 ENSINO MÉDIO COM CURSO TÉCNICO 40 613,41
MÉDICO PLANTONISTA 03 00 03 SUPERIOR EM MEDICINA E REGISTRO NO ORGÃO 12 1.461,61
AGENTE DE COMBATE AS ENDEMIAS 03 00 03 ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO 40 465,00
AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO - ACD
06
01
07
ENSINO MÉDIO COMPLETO 40 465,00
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 02 00 02 SUPERIOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA E REGISTRO NO ORGÃO 40 850,77
MERENDEIRA 03 00 03 ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO 44 470,18
FARMACÊUTICO 01 00 01 SUPERIOR EM FARMÁCIA E REGISTRO NO ORGÃO 20 1.461,61
AUXILIAR DE ESCRITÓRIO 03 00 03 ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO 40 470,18
ESCRITURÁRIO 01 00 01 ENSINO MÉDIO COMPLETO 40 1.235,16
MÉDICO PSIQUIATRA 01 00 01 SUPERIOR EM ESPECIALIZAÇÃO NA ÁREA E REGISTRO NO ORGÃO 24 1.461,61
OPERADOR DE RAIO X 01 00 01 ENSINO MÉDICO COM CURSO TÉCNICO EM RAIO X 30 649,28

2.1 Além do salário descrito no quadro acima haverá as vantagens salariais garantidas pela Lei 2.227/2007.
2.2 A Descrição dos EMPREGOS, e a bibliografia e/ou programa de provas, encontram-se dispostos nos Anexos I e II, que fazem parte integrante e inseparável deste Edital.
2.3 Regime: Celetista

3- DOS REQUISITOS BÁSICOS
3.1 REQUISITOS GERAIS PARA INSCRIÇÃO
a) Ser brasileiro nato ou naturalizado e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no Artigo 13, do Decreto N.º 70.436/72;
b) Ter 18 anos completos na data da inscrição;
c) Estar quite com as obrigações militares, se do sexo masculino;
3.2 REQUISITOS GERAIS PARA ADMISSÃO
a) Ter bons antecedentes, achando-se em pleno exercício de seus direitos civis, políticos e eleitorais, bem como nada ter que o desabone ou que o torne incompatível com o desempenho de suas funções;
b) Possuir CPF (Cadastro das Pessoas Físicas) atualizado;
c) Gozar de boa saúde física e mental e não ser portador de deficiência incompatível com o exercício das funções que competem ao EMPREGO;
d) Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade por prática de atos desabonadores;
e) Não ser aposentado por invalidez e nem estar com idade de aposentadoria compulsória nos termos do Artigo 40 inciso II da Constituição Federal;
f) Possuir o Pré-requisito exigido para o EMPREGO ao qual se candidatou de acordo com a tabela DOS EMPREGOS acima.
g) Não exercer qualquer emprego ou função pública de acumulação proibida com o exercício do novo EMPREGO;
h) Conhecer e estar de acordo com as normas e exigências do presente edital.
3.3 A comprovação da documentação hábil de que os candidatos possuem os requisitos aqui exigidos para o Concurso, será solicitada por ocasião da contratação para o EMPREGO e a não apresentação de qualquer dos documentos implicará na impossibilidade de aproveitamento do candidato em decorrência de sua habilitação no Concurso, anulando-se todos os atos decorrentes de sua inscrição.

Fonte: http://www.omegaitu.com.br/

quarta-feira, 11 de março de 2009

Meio ambiente vai contratar 2 mil servidores


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou, na última semana, que pretende contratar 2 mil novos funcionários para seu quadro de servidores. Segundo informações do Ministério, o objetivo das contratações é “fechar o cerco ao desmatamento na Amazônia”.

As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de fiscal ambiental e policial federal – 1 mil para cada. Os servidores irão atuar exclusivamente na região amazônica, no combate aos crimes ambientais. Ainda segundo o órgão, dos contratados para a área ambiental, 450 irão trabalhar no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e 550 serão lotados no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O Ministério já recebeu autorização para começar a trabalhar nos editais, que devem ser publicados em breve. O ministro afirma que as vagas não serão criadas, e sim remanejadas. “Haverá um remanejamento das vagas já existentes, concentradas nesse esforço”, disse Minc.

Além dos servidores, o Ministério adotará outras medidas para o combate de crimes ambientais, como a utilização de aeronaves que fiscalizarão as áreas indicadas pelos satélites e convocação da Força Nacional, caso haja necessidade.

Anteriores

Recentemente, o Ibama realizou concurso para preencher vagas efetivas de analista ambiental. O edital, lançado em novembro do ano passado, oferecia 225 vagas para candidatos com nível superior em qualquer área. O salário inicial era de R$ 4.115,37.

As provas constaram de questões de múltipla escolha nas disciplinas de Português e Informática, conhecimentos gerais e específicos.






Fonte: Portal REMADE / Gazeta.

segunda-feira, 9 de março de 2009

São Paulo sediará a Ambiental Expo 2009


Meio Ambiente - A Ambiental Expo acontece de 30 de junho a 2 de julho de 2009 e apresentará sistemas, soluções, inovações e tendências para empresas e governos no que se refere ao setor de Saneamento e Meio Ambiente.

Evento servirá como plataforma para o encontro entre empresas do setor, investidores nacionais e internacionais, entidades governamentais e prestadores de serviço

A primeira edição da AmbientalExpo 2009 (Feira Internacional de Soluções para Saneamento e Meio Ambiente), versão latino-americana da consagrada Pollutec (França), maior evento de meio ambiente do mundo conquistou o patrocínio de importantes empresas: SABESP e ODEBRECHT, que adquiriram as cotas Diamante, e da COMGÁS, com a cota Ouro.

A Feira conta ainda com o apoio dos governos Federal, Estadual e Municipal, sendo o centro gerador de negócios, conhecimento e relacionamento mais relevante da América Latina.

"A participação dessas empresas como patrocinadores, bem como de nossos apoiadores, demonstra a confiança no evento e na Reed Exhibitions Alcantara Machado como geradora de negócios. Além disso, essas empresas tem um alto comprometimento com áreas de saneamento e energia e com certeza a feira será uma excelente ferramenta de marketing para divulgar suas ações relacionadas ao meio ambiente", comenta Paulo Rezende, Diretor de Marketing da promotora.

Organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a Ambiental Expo abrange seis importantes setores: Ar, Saneamento, Solo, Ruído, Resíduos e Energia. Simultaneamente à Feira haverá um Congresso, com temas focados nas normas e regulamentações que auxiliarão a tomada de decisão e criarão novas formas de cooperação entre governo, empresas privadas e a sociedade.



Editoria: Vininha F.Carvalho - diretora da Del Valle Editoria

Editora do Portal Revista Ecotour...www.revistaecotour.com.br

Contato: vininha@vininha.com

quinta-feira, 5 de março de 2009

Luz para Todos bancará energia renovável


Para estimular implantação de eletricidade alternativa em local isolado, programa pagará até 85% dos custos das concessionárias nessa área

Dayane Souza

Energia solar, eólica ou gerada por gás natural poderão ser a solução para levar iluminação até casas isoladas no interior da Amazônia ou do Pantanal. Para incentivar o uso dessas formas alternativas de energia, o Programa Luz para Todos, do governo federal, vai pagar até 85% dos custos das companhias de energia, na implementação de projetos na área.

A verba do programa ajudará na implantação da estrutura e a empresa será responsável pelo serviço de energia e pela cobrança de taxas. “O objetivo é fazer com que as concessionárias de energia percam o medo que têm de trabalhar com novas fontes de energia”, diz o diretor do Luz para Todos, Hélio Shinoda. Ele afirma que as empresas relutam em investir na área com medo de prejuízos e que, com o financiamento dado pelo programa, serão reduzidos os riscos desses investimentos. Shinoda reconhece que o dinheiro destinado pelo Luz para Todos não é garantia de sucesso, mas diz que o investimento é a única forma de testar a aplicabilidade das novas fontes.

Para o diretor, fontes alternativas de energia podem ser a saída para comunidades que ficam muito distantes das redes de energia elétrica. “Expandir a rede em 100 quilômetros para atingir uma região em que moram dez famílias seria muito oneroso”, afirma. A localização dispersa das comunidades nesses territórios, em especial na Amazônia, são a principal dificuldade, ressalta ele.

No Manual de Projetos Especiais, que dá as novas diretrizes, o Programa ainda permite projetos que usem mini-hidrelétricas (com potência de no máximo 1.000 kW) em regiões que tiverem potencial para tal.

Nos cinco anos de existência do Programa, nunca houve no Luz para Todos um projeto em grande escala que priorizasse fontes mais ecológicas de energia. Shinoda afirma que houve projetos pilotos em parceria com universidades, mas entende que essas experiências ainda não permitem garantir o sucesso em deste empreendimento maior.

Para ele, a análise dos projetos enviados e a aplicação em pequenas comunidades serão formas de teste. “Ou vamos descobrir que as companhias de energia sempre estiveram erradas e vamos convencê-las a trabalhar com isso, ou vamos ver que estiveram certas o tempo todo”, pondera. “Mas creio que elas verão que é possível e vão querer trabalhar em grande escala”.

Shinoda afirma ainda que a atuação do Luz para Todos na Amazônia “estava muito a desejar” e diz que, se o programa conseguir estimular investimentos em grande escala em fontes alternativas, terá atingido seu sucesso total. “Podemos terminar alavancando o desenvolvimento de novos equipamentos no Brasil para melhorar a geração de energia de forma alternativa”.

Fonte: PNUD Brasil.

terça-feira, 3 de março de 2009

Carlos Minc está liberado para invadir estados com Força Nacional


Raoni Ricci
Redação 24HorasNews

O ex-guerrilheiro e hoje ministro do Meio Ambiente do Governo Lula, Carlos Minc, venceu uma “briga” que considera fundamental para agir com veemência contra o desmatamento, principalmente na floresta Amazônia. Desde ontem (2), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pode convocar a Força Nacional de Segurança Pública para combater os crimes ambientais. Ou seja: se Minc achar que precisa invadir, por exemplo, o estado de Mato Grosso, para coibir um crime ambiental, o governador Blairo Maggi estará de mãos atadas.

Anteriormente, o uso da Força Nacional, que conta com cerca de 500 homens, só poderia ser solicitado por um pedido oficial dos governos estaduais, que deveria ser enviado ao Ministério da Justiça, sob Tarso Genro. O ministro do Meio Ambiente, sempre reclamou da falta de “empenho” de alguns governadores, em regiões onde os índices de desmatamentos eram elevados. Depois de muitos entraves, a legislação foi alterada por Genro.

"Houve casos em que nós queríamos convocar a Força Nacional e não podíamos fazê-lo", lembrou Minc. O ministro citou casos como o ocorrido em Paragominas (PA), no fim de 2008, quando madeireiros incendiaram carros da sede local do Ibama, além de jogar coquetéis molotov no hotel em que estavam os agentes, mas nós não tínhamos poder para pedir a convocação da Força Nacional”, frisou.

Entretanto, algumas ações capitaneadas pelo ministro Minc, com apoio da Força Nacional, deixaram impressões um tanto desagradáveis, principalmente em Mato Grosso, estado que figura há muitos anos entre os principais desmatadores das florestas. A população de Colniza (1.160 Km de Cuiabá), não vai se esquecer tão cedo da “Operação Três Fronteiras”, realizada em outubro de 2008. Os policiais da Força Nacional foram acusados de agir com violência contra proprietários de lotes, demonstrando completo despreparo para agir em tais circunstâncias.

Na época, autoridades do município cobravam mais apoio do Governo do Estado para que pudessem ganhar tempo para regularizar a situação fundiária. O deputado José Riva (PP), hoje presidente da Assembléia Legislativa de Mato Gross, engrossou o coro e exigiu mais empenho de Maggi com a situação caótica de Colniza, completamente acuada pela Força Nacional.

O vice-prefeito da cidade, na ocasião, Carlos Alberto de Souza, confirmava a existência de muitos problemas fundiários, mas que a ação do Ibama com a Força Nacional estava sendo muito rigorosa e em alguns relatos de moradores, até violenta. “Colniza pede paz e socorro as nossas autoridades”, afirmava o vice-prefeito. A preocupação maior, diante da liberdade que se deu ao Ministério do Meio Ambiente, é a união da ousadia do ministro com um possível despreparo das tropas da Força Nacional para trabalhar em combate aos crimes ambientais.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Nova ferramenta vai ajudar a explicar as grandes ameaças ao meio ambiente



No dia 17 de fevereiro, em Nova York, aconteceu o lançamento do consórcio mundial do qual a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é líder na América Latina. Esse grupo de instituições de pesquisa e universidades visa identificar as propriedades do solo em todos os continentes do planeta. Alguns dos itens que serão mapeados são: o risco de erosão, nível de estoque de carbono orgânico (que combate o efeito estufa), disponibilidade de nutrientes. As primeiras regiões beneficiadas serão África e Ásia, o problema da fome é mais grave.



O projeto, cuja primeira etapa vai durar cinco anos, terá como principal patrocinador a fundação do ex-presidente da Microsoft, a The Bill & Melinda Gates Foundation. Ao final desse período, será lançado um banco de dados na internet, acessível a qualquer usuário, que facilitará a tomada de decisões governamentais. A pesquisadora Maria de Lourdes Mendonça, da Embrapa Solos (Rio de Janeiro - RJ) é a representante da Embrapa neste projeto.

A demanda surgiu a partir do 2nd Global Workshop on Digital Soil Mapping, realizado pela Embrapa Solos, no Rio de Janeiro, em 2006. Na ocasião, 80 cientistas de 17 países se reuniram para apresentar e discutir as inovações tecnológicas aplicadas à ciência do solo. No entanto, a iniciativa de se montar um consórcio só tomou corpo meses depois, durante uma reunião de cientistas de vários países na Columbia University, Nova York, no final de 2006.

Na época, foram discutidas a metodologia a ser adotada, a composição e o estabelecimento do consórcio global, além da preparação das bases para a elaboração de uma primeira proposta para arrecadar fundos para a realização desse ambicioso projeto. "Representantes da fundação Bill e Melinda Gates participaram desta reunião e demonstraram grande interesse pelo projeto", afirma a Maria de Lourdes Mendonça, que também participa do Comitê Executivo Internacional para Mapeamento Digital de Solos.

O consórcio é formado por um Comitê Gestor contratado e mais cinco grupos, um em cada parte do globo: América do Norte, América do Sul (sob a responsabilidade do International Center of Tropical Agriculture - Ciat - e Embrapa), Ásia/Oceania, Europa e África. "A nossa participação é uma vitória para a Embrapa pela sua inclusão no Consórcio Global como co-responsável, juntamente com o Ciat, pela recuperação e organização dos dados para o mapeamento das propriedades e funções dos solos da América Latina", comemora Maria de Lourdes Mendonça.

A página do consórcio na internet pode ser visitada em www.globalsoilmap.net.

DONTE

Embrapa Solos
Carlos Dias - Jornalista
Telefone: (21) 2179-4578
carlos@cnps.embrapa.br