sábado, 25 de abril de 2009
Queimada causa 19% do efeito estufa, diz estudo
Cálculo feito por grupo internacional é o 1º a estimar o peso do fogo no clima
Sudeste asiático e Amazônia lideram emissão por queima de floresta; evitar incêndios é forma mais rápida de mitigar o clima, diz físico
De Eduardo Geraque:
Deixar de queimar propositalmente as florestas tropicais, savanas e áreas agrícolas -como canaviais- pode baixar a contribuição da humanidade ao aquecimento global em 19%.
A cifra, publicada em um artigo de revisão na revista científica "Science" desta semana, escancara a importância das queimadas no fluxo de energia global. Os cientistas não sabiam que o fogo tinha tanta importância assim.
O físico da USP (Universidade de São Paulo) Paulo Artaxo conta que na estimativa, feita com o auxílio de modelos computacionais, entraram gás carbônico, metano e óxido nitroso -gases emitidos pela queima de biomassa que ajudam a aprisionar na atmosfera o calor irradiado pela Terra.
No contexto geral, segundo o registro via satélite anual das queimadas propositais, Brasil, Malásia e Indonésia são os países que mais precisam avançar em políticas públicas que controlem o fogo deliberado. "É a forma mais barata e mais rápida para controlar o aquecimento global", afirma Artaxo. Assinante do jornal leia mais em: Queimada causa 19% do efeito estufa, diz estudo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário